Webventure

Dianópolis: altitude no Sertões na chegada ao Tocantins


Sertões vai para Dianópolis (TO) (foto: Gabriel Barbosa)

Antes chamada de São José do Duro, Dianópolis é a primeira cidade da região Norte no roteiro do Rally dos Sertões. E também é o terceiro município mais alto da região, com 693 metros. A cidade tem um capítulo marcante em sua história, e no turismo, cavernas e cachoeiras são os destaques.

A mudança de nome aconteceu entre os anos de 1934 e 38, quando Francisco das Chagas Moura decidiu homenagear as senhoras, chamadas Custodianas: as Dianas. O antigo nome estava relacionado às grandes quantidades de ouro (D’ouro Duro) no solo da cidade. Mas a história de Dianópolis também tem uma marca negativa: o massacre de cidadãos que foram enterrados em uma praça, a “Praça da Capelinha”.

Apesar disso, a cidade vive em grande crescimento na região, com o projeto Manuel Alves, que consiste na construção de uma barragem no rio de mesmo nome do projeto, em prol do avanço no plantio e cultivo de frutas. A economia em Dianópolis gira em torno do comércio e a cidade ainda tem grandes problemas estruturais, como saneamento básico e transporte.

Turismo – Festas são a marca registrada da cidade, seja em feriados nacionais ou cristãos. O carnaval de Dianópolis é um dos mais conhecidos no Tocantins, com destaque para os blocos e desfiles nas ruas. Em março, os festejos para o padroeiro da cidade, São José; e em julho e agosto, a romaria das Missões.

Cachoeiras e cavernas são passagens obrigatórias dos turistas na região. A cachoeira do Cavalo é a mais conhecida e muito frequentada. Outro ponto turístico que não poderá faltar na visita é a Lagoa Bonita, pela beleza da paisagem.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario