Webventure

Diário 10 de Sidney Gavignet: `Black Betty´ é uma beleza


O trimmer Sidney Gavignet (foto: Divulgação)

Um dos reguladores de vela do ABN AMRO 1, Sidney Gavignet, fala do batismo do novo barco da equipe e do treinamento com as duas tripulações juntas, para a viagem de classificação obrigatória para a Volvo Ocean Race, de duas mil milhas náuticas. Acompanhe:

A garrafa de champanhe explodiu na sua proa, e devo dizer, “Black Betty” (como nós a chamamos) é uma linda garota.

A tradição foi seguida a risca, e agora nós é que precisamos seguir nosso caminho e nosso trabalho com toda serenidade necessária. Deixamos Rotterdan para as 2 mil milhas náuticas de qualificação (dois terços de uma travessia transatlântica), que irão nos levar a Sanxenxo, na Espanha, nossa base até o início da Volvo Ocean Race.

Para chegar até lá, nos exigimos muito do barco em mares agitados para descobrir suas possíveis fraquezas. Black Betty correspondeu bem ao seu primeiro teste. Juan Kouyoumdjian, o designer está a bordo conosco para essa viagem de seis dias. É a ocasião perfeita para nós mostrarmos a ele onde “a borracha queima o asfalto”, como eles dizem

A equipe está no caminho certo. O tempo passa e a união entre nós continua evoluindo, conforme nos tornamos um time cada vez mais coeso. O tempo que passamos juntos nos acrescentou experiência e uma pequena vantagem na comparação com nossos concorrentes. O prazer de velejar em conjunto aumenta a cada dia.

Como uma tripulação, e com o ponto de vista no equipamento, podemos sentir que Black Betty está se tornando uma poderosa maquina de corridas.

Mesmo assim, não podemos esquecer das dificuldades que caem sobre nossas famílias, que terão que lidar com as conseqüências do nosso estilo de vida durante uma aventura como essa. Distância não é um problema fácil de ser resolvido. Mulheres e crianças, por bem ou por mal, continuam crescendo em um mundo paralelo ao nosso, dos velejadores. Eles fazem parte da difícil equação, mas que também são pontos chave para o sucesso dessa aventura

Até mais,
Sidney Gavignet

Este texto foi escrito por: Sidney Gavignet, trimmer do ABN AMRO 1