Webventure

Diário 10 de Sidney Gavignet: dói até o osso


Os ABN AMRO 1 e 2 na última fase de testes (foto: Divulgação)

Sidney Gavignet fala sobre a rotina de treinos das duas equipes do Team ABN AMRO agora que estão juntas. Nesse diário ele fala sobre o teste de material e dos tripulantes.

Segunda noite no mar. Tenho a sensação de ter uns 100 anos de idade, estou quebrado !

Dois dias no mar nas proximidades do Cabo Finisterre, a ponta mais setentrional do continente Europeu, onde os antigos acreditavam que o sol se punha e terminava o mundo, daí Finis Terrae em latim. 48 horas para os últimos testes de velas “offshore” e também para testar o barco no seu verdadeiro habitat: alto mar, ondas. Uma dúzia de horas de testes durante o dia, depois de volta pelo mesmo caminho de um bordo só durante a noite, usando os mini-turnos noturnos de 2 pessoas. Testamos material mas testamos também as pessoas, a primeira noite no mar faz mal aos ossos, e ainda mais um dia de testes exige muito da concentração.

O tempo enquanto isso passa a toda a velocidade e nós estamos a menos de 40 dias da largada. Somos citados entre os mais bem preparados, mas estamos permanentemente na dúvida de não ter forçado suficientemente na preparação nesse ou naquele setor.

Diferença entre barcos – O primeiro barco da equipe, o de casco branco, aquele dos jovens velejou muito e por esse fato será um dos mais confiáveis da VOR. Quando sabemos que para vencer é preciso antes de mais nada chegar, é sem nenhuma dúvida uma grande notícia para eles. Nosso segundo barco, o do casco preto, aquele dos velhos é mais “avançado” em termos de reflexão, concepção e em processo de construção, mas tem menos quilometragem de velejada que seu irmão mais velho, devemos então manejá-lo com doçura e inteligência antes de estarmos totalmente certos de sua confiabilidade. Se é que isso é alguma coisa da qual se pode ter certeza total em um barco de competição ?!

São duas horas da manhã, estamos bem diante do porto de Sanxenxo para embarcar algumas novas velas que chegaram à base durante o dia. A equipe de terra usa a lancha para entregá-las a bordo, depois disso é apontar a proa para o alto mar para mais uma noite…

Sidney Gavignet

Este texto foi escrito por: Sidney Gavignet, do Team ABN AMRO