Um dos velejadores profissionais da equipe ABN Amro na Volvo Ocean Race, o experiente Mike Sanderson, fala em seu diário de bordo da travessia transatlântica do barco 2 de Portugal até os EUA.
Direto de “algum lugar” do Oceano Atlântico – Olá todos. Bem, estamos a apenas 30 milhas de Newport lutando para entrar no porto antes que o vento local acabe agora à noite. A noite passada foi bem emocionante, com ventos de até 40 nós em determinados momentos e se mantendo nos 30 nós baixos por longos períodos. O barco estava fazendo até poeira (ha-ha) navegando a 60º de ângulo real de vento (TWA), muito rápido e muito molhado. No entanto, foi uma velejada muito divertida!
Hoje foi bem mais moderado durante o dia, até que, conforme previsto pela meteorologia, uma frente apareceu e nos vimos no meio de uma chuva torrencial. Acho que foi uma tentativa de nos deixar mais limpos antes de atracarmos. Se alguém teve a intenção de dar uma lavada na tripulação, bem que podia ter esquentado um pouquinho a água! Os chuveiros de verdade serão muito melhor aproveitados mais tarde quando chegarmos ao hotel, garanto!
Considerando tudo, foi uma viagem espetacular! Tivemos, de certa forma, todo o tipo de condições e pudemos colocar o barco realmente à prova.
Poderíamos ter usado o motor por algumas horas quando o vento cessava de vez. Teria sido a mais rápida travessia do Atlântico na direção Leste-Oeste por um barco mono casco, até onde consigo imaginar. No final vamos ter gasto alguma coisa como 9 dias e 7 horas. Mais um sinal do que esses barcos irão fazer assim que todos estiverem mais acostumados a levá-los aos limites extremos.
Precisamos tirar o chapéu para o pessoal da Volvo Ocean Race por terem criado barcos tão espetaculares. Apesar de atualmente só existirem dois deles na água, já começaram a rasgar os oceanos e tenho certeza que deixarão uma profunda marca nos livros de recordes num futuro próximo.
Assim,praticamente encerramos fase 1 da nossa viagem . Agora é hora de dormir sem interrupções, depois de um chuveiro quente e de alguma forma de comida que não seja liofilizada.
Amanhã estaremos de volta ao trabalho, passando as nossas listas de tarefas para a equipe de terra e fazendo o vital relatório da viagem toda. Com muita atenção para que nada dessa experiência seja perdido.
Espero que vocês tenham gostado de nos seguir pelo Atlântico Norte afora. Mais um par de semanas e estaremos no nosso palco de volta. Vamos estar prontos para zarpar de Nova Iorque e o famoso Farol Ambrose no próximo dia 25 de abril.
Até lá, nós aqui no Team ABN AMRO agradecemos o apoio de todos
Saudações,
Mike
Este texto foi escrito por: Mike Sanderson, do Team ABN Amro
Last modified: abril 9, 2005