Trabalho em equipe é fundamental nas regatas (foto: Camera One Photography)
Um dos velejadores profissionais da equipe ABN Amro na Volvo Ocean Race, o experiente Mike Sanderson, fala em seu diário de bordo da travessia transatlântica do barco 2 dos EUA até Portugal.
Direto de Newport (EUA) – Bem, esses dias estamos bastante atarefados aprontando o nosso barco. Arrumei um tempinho, então, para responder a algumas perguntas de todos vocês que torcem por nos. Acreditem, suas perguntas são muitíssimo bem vindas.
Se vocês quiserem mandar mais perguntas, por favor, cliquem no contact na página principal do nosso site www.abnamro.com/team (breve também em português, aguardem) e a turma aqui ou eu vamos respondê-las.
Então lá vai:
Onde fica a base dos barcos ABN AMRO?
A base atual é em Portimão, na região de Algarve em Portugal. Escolhemos o lugar por vários motivos, para escapar do inverno holandês e para ter ótimas condições de teste naquela região do Atlântico. Nesse momento o barco está em Newport nos Estados Unidos, quando voltarmos para a Europa nossa base será a Espanha. Quer dizer, somos uma operação de alta mobilidade.
Quais são os três ingredientes mais importantes no trabalho em equipe?
Compromisso, eu acho é o maior deles. Logo atrás, empatados, vêm confiança e lealdade.
Como você lida com o fator emocional em relação aos seus entes queridos durante o período da prova?
Estou aqui para ser o melhor que posso para a equipe. E quando digo equipe incluo todos torcedores, amigos e família! Claro que sinto saudades dos mais próximos, mas esse é um período de tamanha intensidade que você tem que continuar em frente. A Volvo Ocean Race vai se materializar logo, logo. Uma vez dado o tiro da primeira largada temos que ter certeza de estar totalmente concentrados em fazer tudo que podemos para trazer o troféu de volta para todos os torcedores.
Existe um clube de apoio e o que podemos fazer para ajudar de alguma maneira?
Diretamente online vocês podem se registrar para receber todas as informações sobre a equipe. Já é uma enorme contribuição saber que temos tantos torcedores. Outra coisa que você pode fazer é nos apresentar para seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Queremos todo o apoio possível e agradecemos imensamente por ele!
Na viagem de Portugal para Nova Iorque a tripulação perdeu muito peso e vocês estão trabalhando para mudar a comida. O que vocês vão comer e beber durante essa viagem de volta?
Vamos usar os mesmos fornecedores, porém, teremos mais refeições rápidas e energéticas para a tripulação. Mais e com maior freqüência.
Como você se sente tendo que estar em tantos eventos públicos e de imprensa?
Posso ser totalmente honesto e responder que tenho muito prazer em falar sobre a Volvo Ocean Race e o TEAM ABN AMRO. Não sou um grande orador em público, mas é um assunto que conheço bem o que facilita bastante. Realmente tenho muito prazer em conhecer novas pessoas e essa é uma grande oportunidade para mim.
Como você planejou manter o espírito e a moral da equipe durante a prova?
Essa turma é toda de profissionais. Eles sabem muito bem que não se pode desistir da luta até o final. Trabalhamos todos juntos para que o ambiente e os humores sejam sempre positivos.
Fazendo mais que o possíve está escrito em letras enormes em algumas das velas do barco. A equipe pretende fazer alguma coisa com esse fato?
Fazendo mais que o possível está em nossas velas usadas para vento de popa, os spinnakers, e é o slogan do ABN AMRO. E é claro que estamos fazendo coisas acontecerem quando levantamos essas velas! A bordo usamos a frase como uma declaração daquilo que vamos fazer. Adoramos isso!
Falamos em breve.
Saudações,
Mike
Este texto foi escrito por: Mike Sanderson, do Team ABN Amro
Last modified: maio 13, 2005