Vista de cima do mastro do ABN AMRO 2 (foto: Divulgação/ Team ABN AMRO)
O comandante do ABN AMRO 1 fala da reta final da preparação para a Volvo Ocean Race
Bem, é aquele famoso momento no qual pensamos tantas vezes nas provas de oceano. Isso é, quando todos começam a comparar a distância a algumas das provas curtas como as chamamos. Isso mesmo, nós estamos na marca das 650 milhas náuticas que correspondem às provas Fastnet ou Bermuda, para aqueles entre nós que são do Hemisfério Norte. Se você é um dos Antípodas, como alguns de nós a bordo, então a comparação natural é com a Grande Corrida como os australianos a chamam. Ou como é mais conhecida no mundo todo (já que nem sempre é tão grande assim quando se relaciona às condições de tempo), como Sydney Hobart.
Exatamente agora a alta pressão está nos induzindo a uma falsa sensação de segurança já que nos deixa seguir a 16 nós de velocidade com masis ou menos 15 nós de vento. Esses Volvo 70 não param de me surpreender, as velocidades que estamos alcançando de um barco de apenas 70 pés são inacreditáveis!
O que eu quero dizer é que todos esperávamos que els fossem muito rápidos com vento forte, mas é no vento médio que eles me impressionam provavelmente mais… Acredito que alguns dos barcos maiores na prova da Fastnet deste ano vão tomar um susto quando os pequenos 70 pés estiverem muito perto! E não vai demorar muito para que eles é que se tornem os perseguidores.
Dia de testes – Tivemos um dia muito produtivo e na noite passada testamos duas genoas de mesmo código (amplitude de vento) e também jogando algumas combinações de outras velas na equação.
A viagem tem sido inigualável para recolher muitos dados importantes, assim o escritório do projetista Juan K, ao lado dos outros projetistas (fabricantes de mastro e de velas) pode aproveitar para fazer os novos desenvolvimentos. Não existe melhor alternativa do que sair em mar aberto por longos períodos de tempo para conseguir que você e seu barco fiquem prontos para a Volvo Ocean Race. Em algumas ocasiões são grandes descobertas que você faz, mas na maioria das vezes são os pequenos detalhes que você só percebe depois de ter convivido com eles por algum tempo.
Agora, no entanto, estamos prontos para a próxima etapa A lista é grande o bastante com esse nosso divertido brinquedo. Ninguém gosta de ter que esperar para implementar as mudanças, agora queremos continuar a história, tirar o barco da água em mais um par de dias e aplicar algumas das nossas idéias.
Essa é a parte divertida de se preparer para a Volvo Ocean race. Com apenas 650 milhas para chegar e o ritmo dessas máquinas de velejar, vamos estar lá logo mais.
Saudações,
Mike
Este texto foi escrito por: Mike Sanderson, do Team ABN Amro
Last modified: julho 18, 2005