Foto: Pixabay

Diário 28 do comandante Mike Sanderson: reuniões diversas

Redação Webventure/ Vela

O ABN AMRO 2 cruza o Atlântico norte em direção a Europa (foto: Divulgação/ Team ABN AMRO)
O ABN AMRO 2 cruza o Atlântico norte em direção a Europa (foto: Divulgação/ Team ABN AMRO)

O comandante Mike Sanderson está na viagem de volta do ABN AMRO 2 para a base na Europa. Após a chegada, começa a última fase de treinamento antes da largada da Volvo Ocean Race, com as duas equipes integradas, já velejando nos VO70. Nesse diário, Sanderson fala da ansiedade sobre a chegada e também da programação para os próximos dias

As derradeiras centenas de milhas em uma viagem como essas, são normalmente aquelas que se arrastam e demoram a passar. Com certeza é porque de repente você começa a pensar em ver a família, amigos, em comer uma bela refeição ou apenas em ter uma cama de verdade para dormir, sem as catracas funcionando acima da sua cabeça ou sem os movimentos típicos de passeios de montanha russa estilo Disneyworld. É o sentimento normal de antecipação para chegar às docas em Sanxenxo.

Faltando apenas 160 milhas para chegar e com a previsão de ventos fracos, não vai ser antes das primeiras horas de amanhã que conseguiremos atracar. Isso nos dará um belo dia para limpar e arrumar o barco e prepará-lo para 4ª feira de manhã.

Balanço final – Quarta-feira que vai ser dedicada a uma reunião sobre a travessia. De manhã será feita entre a equipe de velejadores para cobrir tudo o que aprendemos tudo o que funcionou e também sobre o que não funcionou. É uma reunião que cobre assuntos complexos como a nossa performance relativa às metas teóricas, mas que também fala das coisas simples do dia-a-dia como se tinha papel higiênico suficiente… fala-se de tudo nesses momentos.

E para a pobre Evelien a assistente minha e da equipe de vela, que está lá tomando notas, ela deve pensar que ficamos completamente loucos, com alguma das conversas que rolam! Aí na parte da tarde vamos estar com a equipe de projetistas, discutindo a performance do barco na viagem. É uma conferência por telefone com todas as partes envolvidas em cada um dos aspectos do projeto e do desenvolvimento do barco.

Na quinta-feira feira a rotina diária volta ao normal: de volta à academia, de volta às velejadas de testes para controlar algumas novas idéias e velas que foram ajustadas ou fabricadas enquanto fazíamos a viagem. Essa esperamos que seja a última a nossa última viagem grande com apenas um barco, já que logo teremos o segundo barco pronto. É aí que começa a fase mais divertida já que os testes sobem um degrau já que serão feitos entre os dois barcos.

Bem, essa nossa travessia foi bastante boa, um pouco mais moderada nas condições do que gostaríamos de enfrentar no Atlântico Norte. Mesmo assim tiramos muito dela e certamente seremos mais rápidos na nossa volta ao mundo por causa dela. Só o tempo dirá se isso será suficientemente rápido.

Tenho uma boa sensação sobre tudo, o barco é muito bom e tem sido um privilégio velejar com esse pessoal, e trabalhar com o TEAM ABN ANRO. Somos bons amigos e no final do dia isso ajuda de montão.

Até a próxima e obrigado pelo apoio de todos.

Saudações

Mike e todo o TEAM ABN AMRO.

Este texto foi escrito por: Mike Sanderson, do Team ABN Amro

Last modified: julho 18, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure