O ABN AMRO VO60 no caminho para as Ilhas Canárias (foto: Gilles Martin-Raget)
Nosso próximo objetivo é o Arquipélago das Canárias. Se for possível encontrar um bom caminho depois das Canárias vamos provavelmente ter um corredor de vento. O ‘doldrums’ (Zona de Convergência Inter Tropical) é muito extenso e quando chegarmos a Cabo Verde vamos começar a pensar.
Ontem o SiFi tentou mandar algumas fotos mas elas são muito pesadas e a conexão aqui no barco é muito lenta, não está sendo um trabalho fácil para ele. Hoje tentamos de novo, mas não acredito que vamos conseguir, paciência.
Estamos nos divertindo muito! Eu, por exemplo, durmo diversas vezes, acostumei que com uma equipe inteira isso fica fácil, não parece mais estranho como quando você navega solo. Como toda a equipe, funciona muito bem, porque quando temos uma estratégia podemos decidir rapidamente. Podemos trocar velas, tentar coisas novas rapidamente e fica mais fácil tomar decisões.
Vozes – Quando você está sozinho a bordo é mais difícil. Você tem que esperar para escolher uma vela, enquanto não para de arrumar as coisas. Agora não, basta ver a mudança do vento e mudar a vela, rapidinho, por a turma em ação e pronto, já está feito. Mas o pessoal está falando demais, pois estão contentes com a performance. Fica um pouco difícil para me acostumar com um barco que nunca fica quieto. Eu estou habituado a ter silêncio. Agora são vozes por todos os lados.
Outra coisa é que não temos contato visual com nenhum barco no momento, estão todos muito longe, pelo menos a 100 milhas de diferença. Gosto de quando se pode ver os barcos, é mais fácil de velejar porque você pode ver em tempo real quando ele dá um jibe por exemplo.
Agora é diferente, você olha no computador, não é a mesma estratégia. Você tem que esperar horas até que possa descobrir o que a tripulação do outro barco está fazendo, você pode apenas pensar no que ele está fazendo e não ver.
Inexperiência – Minha jovem tripulação aqui comete alguns pequenos erros algumas vezes. É uma boa tripulação e eles vão aprender direitinho a tal da antecipação de que eu sempre falo. Até agora não tive surpresas. O tempo é bom, o segundo colocado está bem atrás e não sofremos pressão. Se a tripulação não estivesse contente como está, aí sim teríamos um problema!
A bientot,
Sebastien
Este texto foi escrito por: Sebastien Josse, skipper do ABN AMRO VO60 na Route De l´Equateur