Simeon Tienport na academia (foto: Divulgação)
Em seu diário de bordo, o comandante do ABN AMRO 1 Mike Sanderson fala da última fase de treinos antes da largada da Volvo Ocean Race, no dia 5 de novembro na Espanha.
De um lado fizemos uma pequena mudança na nossa programação de trabalho que, por outro lado, fez uma enorme diferença.
Em vez de fazer com que a equipe de terra e os velejadores começassem na mesma hora todos os dias, bem cedinho, estamos escalando as nossas manhãs um pouco. Ainda começamos a trabalhar na mesma hora, só que a equipe de terra se encontra na base no RCNS (Real Club Náutico de Sanxenxo) enquanto nós velejadores nos encontramos na academia. Em vez de chegarmos na academia às 6h45 estamos, então, começando uma hora mais tarde. Na hora em que a turma da equipe de terra, que trabalha duro, começa a trabalhar nos barcos.
Isso significa que mentalmente evitamos o stress de acordar antes do sol raiar para começar o trabalho. É que isso está sempre presente em nossas mentes durante o final da tarde anterior, o quão cedo vamos ter que acordar no dia seguinte. E tem mais, quando a gente acorda tão cedo começa a ficar sem bateria pelo meio da tarde. Agora vamos pé embaixo a tarde toda mantendo o nível de energia o dia inteiro. Isso aliado a algumas mudanças nutricionais sugeridas por nosso treinador Rigo nos deu um empurrão.
Aprendizado – Temos também aprendido muito uns com os outros, entre as duas equipes. Pode ser que eles dobrem e levantam as velas de um jeito e nós fazemos de outro. Tem sido muito bom velejar junto nessa fase de testes comparativos usando os dois barcos. Para vocês terem uma idéia fizemos mais de 300 testes de velas até agora. Nessa Volvo Ocean Race vamos ter que exigir até o limite de nós mesmos e dos nossos barcos é bom ter essa experiência juntos na água antes do início da prova.
São os pequenos ganhos que fazem a diferença dentro e for a da água.
Falamos logo.
Mike.
Este texto foi escrito por: Mike Sanderson, comandante do ABN AMRO 1