Foto: Pixabay

Diário da Expedição Everest sem Oxigênio – 18 de abril

Redação Webventure/ Montanhismo

Rodrigo e Vitor (foto: Arquivo Webventure)
Rodrigo e Vitor (foto: Arquivo Webventure)

O montanhista e colunista do Webventure Vitor Negrete relata em seu diário on line de montanha o dia a dia da expedição no Everest.

No domingo, dia 17 de abril, chegamos ao ABC, o Advanced Base Camp, ou acampamento base avançado. Nós dormimos duas noites no acampamento intermediário, entre o campo base e o avançado.

A jornada do acampamento intermediário ao abc foi dura. O ABC fica a 6400m, o que equivale ao refugio destruído de Independência, na face norte do Aconcágua. Ninguém mais fica neste refúgio e os ataques ao cume no Aconcágua, normalmente são lançados a partir do acampamento Berlin, que fica a 6 mil metros de altitude.

Agora estamos a 6.400m e estamos somente no acampamento base avançado. Daqui continuamos o processo de aclimatação. Vamos descansar alguns dias e em seguida subir até o acampamento 1 e voltar para dormir no ABC. Descansamos mais alguns dias e subimos para dormir no acampamento 1.

Do acampamento 1 provavelmente subimos ate o acampamento dois e descemos ate o ABC. Esta é uma possibilidade. Nos escolheremos o esquema de aclimatação de acordo ao clima e a como cada alpinista se comportar.

O ABC me pareceu um lugar agradável. Vemos barracas de diversas expedições. Nossa expedição está muita bem localizada. Daqui podemos ver a caminho através do glaciar que leva ao colo norte.

Ao longe vemos o cume e os escalões que teremos que superar.
Um abraço e até.

Este texto foi escrito por: Vitor Negrete, da Try On Expedition 2 no Everest

Last modified: abril 18, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure