Vitor Negrete e Rodrigo Raineri (foto: Arquivo Pessoal)
Vitor Negrete, Rodrigo Raineri e Guilherme Totó Setani retornaram ao campo base avançado (ABC) do Everest hoje (27/5), a 6.400 metros, para tentar escalar até o cume pela face norte entre os dias 1o e 2 de junho.
Em seu último contato via telefone com o Brasil, Rodrigo explicou que muitos montanhistas desistiram de tentar o cume porque os vistos e os permits estavam vencendo e por isso precisam retornar. Por outro lado, acrescentou ele, havia alpinistas tentando o cume a qualquer custo e com qualquer condição climática.
Os integrantes da expedição Everest Sem Oxigênio (Try On Expedition II / Everest 2005) estão bastante tranqüilos e felizes porque, finalmente, as diversas previsões de tempo começam a apontar igualmente para uma abertura de tempo.
Estas datas são as últimas opções de Negrete e Raineri, nesta temporada, para ser a primeira expedição brasileira a alcançar o cume do Monte Everest sem utilizar cilindros de oxigênio suplementar. Eles optaram por realizar a ascensão pelo lado Norte, no Tibet.
A estratégia será definida amanhã (28/05). Caso a gente decida atacar o cume no dia 1º, subiremos para o Colo Norte no domingo (29). Mas caso decidamos atacar no dia 2, vamos descansar um dia mais no ABC e sairemos para o Acampamento 1 (7.100 metros) na segunda-feira (30/05), explica Rodrigo.
Este texto foi escrito por: Webventure