
Vitor Negrete e Guilherme Totó em uma nevasca (foto: )
Confira neste relato de montanha as novidades do montanhista Rodrigo Raineri, que fala direto do acampamento base do Everest sobre o recorde de maior altitude já atingida pelos integrantes da Expedição Everest sem Oxigênio, ele e Vitor Negrete. Outro montanhista da expedição, Guilherme Setani (o Totó), esclarece sobre as avalanches, que não chegaram no acampamento base da face norte, apenas na face sul, onde encontra-se Waldemar Niclevicz e Gustavo Burda.
Direto do acampamento base do Everest – Estamos na barraca refeitório, hoje o dia foi bem pesado. Eu e o Vitor [Negrete] subimos ontem até o acampamento 1, a 7.100 metros, e dormimos lá. Passamos a noite muito bem e ficamos bem felizes, porque uma noite bem dormida a sete mil metros significa uma boa aclimatação. Então nosso processo de aclimatação está muito bom.
Hoje acordamos e subimos a mais ou menos 7.300 ou 400 metros, que é o nosso novo recorde pessoal e o novo recorde de altitude da expedição. Daí descemos tudo de novo e agora estamos no acampamento base avançado. Está bastante frio, nevando, e a previsão do tempo é que vai ficar ruim. Então vamos descer mais uma vez para descansar.
Relato de Guilherme Setani – Aqui é o Guilherme Setani, mais conhecido como Totó, montanhista de apoio da expedição. Eu queria dizer que apesar dos boatos de avalanches que estão rolando, esses fatos estão acontecendo na face sul e a nossa expedição está na face norte.
Por aqui está tudo tranqüilo, todas as expedições estão se preparando e montando os acampamentos altos. Tudo tranqüilo, sem nenhum acidente.
Este texto foi escrito por: Rodrigo Ranieri, da Try On Expedition 2 no Everest
Last modified: maio 6, 2005