Foto: Pixabay

Diário da Expedição Everest sem Oxigênio – 6 de maio

Redação Webventure/ Montanhismo

Rodrigo Raineri no acampamento base do Everest (foto: Guilherme Setani)
Rodrigo Raineri no acampamento base do Everest (foto: Guilherme Setani)

Neste relato de montanha, o montanhista e colunista do Webventure Vitor Negrete fala do clima no Everest. Em entrevista para a redação, ele fala dos planos de voltar para o acampamento base por causa do mau tempo e Rodrigo Raineri explica porque fica impossível subir mais nessas condições:

Olá!

Aqui é o Vitor Negrete, na face norte do Everest. Estamos agora no acampamento base avançado, a 6.400 metros. Ontem nós terminamos mais uma etapa de aclimatação, dormimos no acampamento 1 do colo norte (7.100 metros). Em seguida, no dia seguinte, escalamos até 7.400 metros e nesse mesmo dia (ontem) voltamos para o acampamento base avançado.

O clima está muito ruim, tem nevado bastante. Na nossa descida para o colo norte nós até tivemos alguma dificuldade de encontrar o caminho. Nevou pelo menos 40 cm. Amanhã vamos descer para o Base Camp, o acampamento base, para ganhar forças e esperar a janela de clima para atacar o cume.

Confira a entrevista:

Fale sobre a avalanche no acampamento 1 e 2
Vitor Negrete – As avalanches que ocorreram foram na face sul da montanha; aqui na face norte está tudo tranqüilo, o ABC, que é onde estamos, está bem deserto, a maioria das expedições já desceu por causa do clima ruim e da previsão. Ficamos aqui até o máximo que conseguimos, mas amanhã a gente desce.

O clima está muito ruim?
Vitor – O que temos visto esses dias no clima é só neve. Nevou bastante durante a noite no colo norte, a 7.100 metros de altitude. No dia seguinte, por volta do meio dia, voltou a nevar bastante, e continuou durante a tarde inteira e a noite. Hoje também está nevando e a previsão é que até terça feira tenha um aumento progressivo do vento.

Na entrevista a seguir, Rodrigo Raineri fala da rotina no Everest e dos planos para a escalada:

Como vocês estão?
Rodrigo – Estou super bem, peguei uma sinusite brava, tive que tomar até antibiótico, mas agora já estou zerado. Vamos descer para o [acampamento] base para esperar esse clima passar, que está muito ruim.

E a previsão para terça-feira?
Rodrigo – Acho que na terça-feira vai estar um inferno e, talvez, na quarta e quinta também. Pelas previsões de tempo que a gente tem pego por aqui, vai estar muito ruim, só piorando. A neve é ruim, mas ainda não te impossibilita de fazer algumas coisas, já o vento é muito frio e complica demais a vida.

E vocês têm que esperar esse mau tempo passar para poder subir?
Rodrigo – A gente acredita que estamos fisiologicamente bem adaptados e aclimatados para a altitude e só falta abastecer o campo dois e três, que são os últimos acampamentos. O três é o mais difícil. A partir daí nós já estamos aptos para atacar o cume. Acreditamos que isso deve acontecer na segunda quinzena de maio, pelas previsões.

Esse mau tempo está atrasando a expedição?
Rodrigo – Não que esteja atrasando, temos que nos adaptar ao clima, não tem como a gente brigar com a natureza, suas forças são muito fortes. Então se o tempo está bom, a gente se movimenta, se o tempo está médio até damos uma forçada na barra, dependendo de como estivermos. Mas se o tempo está ruim não tem como, tem que ficar quieto dentro da barraca, ou então descer para o campo base para recuperar as energias.

Aqui no Brasil são onze e meia da manhã, que horas são aí? Onde vocês estão agora?
Rodrigo – Agora estamos no [acampamento] avançado, a 6.400 metros e com doze graus abaixo de zero dentro da barraca refeitório. São oito horas no horário nepalês e dez e quinze no chinês. Aqui é China, e estamos no fuso horário chinês. Mas como todos os cozinheiros e Sherpas da maioria das expedições são do Nepal e usam o horário nepalês, marcamos o café da manhã e janta no horário nepalês. Então acabamos usando o horário nepalês.

Você têm notícias do Paulo e da Helena Coelho?
Rodrigo – O que sabemos é que o Paulo e a Helena estão bem, já chegaram no colo norte, fizeram depósito e já estão no acampamento base. Provavelmente vamos encontrar com eles amanhã.

Este texto foi escrito por: Vitor Negrete, da Try On Expedition 2 no Everest

Last modified: maio 6, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure