Webventure

Diário da Lobo Guará: Atleta fala sobre o desempenho da equipe

Confira abaixo o relato do atleta José Augusto Leça, da equipe paulista Curtlo Lobo Guará, sobre todos os desafios que seu quarteto enfrentou durante o Ecomotion Pro 2007. Eles foram a 24º equipe
a cruzar a linha de chegada na Praia dos Ossos.

Acabamos de finalizar o Ecomotion 2007 em Búzios. Foi uma prova duríssima e estamos começando a nos recuperar só agora.

Achamos que a largada foi bastante inovadora, em caiaques duplos da Praia da Urca rumo ao extremo da Baía de Guanabara. Neste trecho, o mar estava muito batido e três dos quatro atletas ficaram bastante enjoados, vomitaram. Isso atrasou a nossa chegada na primeira transição. Como atrasamos, a maré baixou e ficamos encalhados na lama no final da Baía de Guanabara.

Ficamos três horas empurrando o barco no meio da lama. Inclusive um dos atletas furou o pé no mangue. Esta talvez tenha sido uma das partes mais duras da prova. Isso desestruturou toda a nossa estratégia e o psicológico da equipe.

De lá seguimos direto de bike para Teresópolis. Também enfrentamos um trekking duríssimo durante a noite por causa da chuva na travessia Teresópolis Petrópolis, que foi um momento crítico da prova, em que muitos se perderam.

A equipe se manteve unida todo tempo. A Camila se sentiu um pouco fraca e tivemos que reunir os esforços e dividir forças para nos mantermos na prova e conseguirmos a melhor colocação possível. Ela não conseguiu se alimentar bem em um trecho e ficou um pouco mais fraca. Isso exigiu um pouco mais da nossa atenção e ajuda para que pudesse se recuperar.

Também teve a chuva. Nas trilhas nossos pés ficaram um pouco barrentos, frios e a areia foi entrando no tênis, o que causou bolhas e feridas nos pés.

Em termos de navegação, nós fomos bastante felizes, foram pouquíssimos erros rapidamente contornados. Inclusive esta foi a razão pela qual, mesmo progredindo lentamente em função da condição dos atletas, a gente se manteve numa posição constante.

Uma coisa curiosa que também aconteceu foi que estávamos com três pessoas no apoio, mas conforme a necessidade de uma equipe chilena, que acabou ficando sem apoio, precisamos ceder um deles.

Resultado – Conseguimos alcançar nosso objetivo de terminar a prova. Chegamos em 24º, mas a colocação ainda não está fechada, pois devido a organização e a logística do Ecomotion, algumas equipes foram detidas em dark zone e outras não e então as que chegaram no final não obrigatoriamente ocupam essas posições. Ainda tem as penalizações.

Nossa expectativa era de um resultado um pouco melhor, mas estamos felizes e satisfeitos de termos terminado a prova sem nenhum corte. A prova depende de diversos fatores, entre eles sorte, ou seja, não estamos chateados com o resultado.

Este texto foi escrito por: José Augusto de Leça