Veleiro Pindar no contra-luz (foto: Divulgação)
Direto de Portimão, em Portugal – O vento mudou para leste e a quinta-feira amanheceu ainda mais limpa. Logo às 10 horas, o Pindar voltou à marina de Portimão para o pit-stop costumeiro e… não deixou mais o cais.
A comissão julgadora decidiu que já tinha elementos suficientes para escolher entre os candidatos e resolveu poupá-los da maratona estafante que estavam enfrentando. De um momento para outro a pressão toda que caía sobre os ombros dos 12 velejadores foi retirada e cada um deles voltou a respirar mais tranqüilamente, pelo menos até essa sexta-feira de decisão.
De hoje para amanhã – Hoje, então, é dia de recuperar as forças, fazer introspecções, analisar performances e sonhar muito com a aventura de volta ao mundo que vão viver a bordo do ABN Amro 2, o veleiro da classe VOR 70. Que por sinal passou a noite sendo trabalhado com a colocação dos lemes que chegaram do fornecedor na França.
Já na água o barco é ainda mais impressionante do que fora dela. Parece pronto para atacar e foi o que fez antes do meio dia quando saiu já fazendo os primeiros testes para a viagem que faz até Nova Iorque na próxima semana.
A primeira oportunidade para medir o seu potencial contra os recordes existentes de maior distância percorrida em 24 horas. Será que o recorde absoluto de monocascos pertencente ao MariCha IV (525.7 milhas) pode ser batido? A resposta vai ser dada nos próximos 20 dias.
Antes de pensar nos recordes o ABN Amro 2 faz sua primeira saída com os 8 candidatos selecionados logo após a decisão do meio-dia de amanhã (25), 9 horas em Brasília.
Ficaremos conhecendo, assim, de perto todos aqueles que vai levar ao redor do mundo, entre eles 2 brasileiros privilegiados por seus talentos e prontos para representar o nosso Brasil, um país que fica um pouco mais velejador a cada dia que passa e a cada novo campeão que apresenta para o mundo.
Boa noite e boa sorte – São as únicas coisas que podemos todos desejar aos nossos 3 velejadores que amanhã serão 2, mas não por isso serão menos.
Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro