Foto: Pixabay

Diário de Porto 21: Plim versus Plim

Redação Webventure/ Vela

Confira a galeria de fotos do TEAM ABN AMRO no Rio Boat Show 2005!

Carlos Lua é correspondente do TEAM ABN AMRO e conta a participação da equipe no Rio Boat Show, a maior feira náutica da América Latina, que acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Uma tarde especial de sol, calor e vento constante, uma Baía da Guanabara espetacular, como sempre, e 2 veleiros de 40 pés compunham o cenário. A bordo de cada um dos veleiros, nove tripulantes que normalmente estão muito mais à vontade com um microfone na mão, especialistas em relatar aventuras e feitos. Dessa vez todos eles, profissionais da Rede Globo de Televisão, eram os protagonistas de uma competição a vela, composta por duas mini regatas.

De um lado a tripulação comandada por Tino Marcos e do outro aquela liderada por Mariana Becker, ambos ensaiando os primeiros e decididos passos em um esporte apaixonante e que ganha cada vez mais espaço nas telas das TVs de todo o mundo.

O primeiro duelo – Na primeira vez que acontece, o duelo da Plim-Plim nos mares terminou empatado com uma vitória para cada equipe, muita rivalidade bem humorada e a promessa de que vai ter continuidade logo, logo na Semana de Vela de Ilhabela em julho. Mariana Becker no timão acompanhada por Lívia Faria, Ricardo Porto, Bill, Marcelo Zaiden e Lafayette Dias no veleiro Fast 410 WindQuest que levava ainda a bordo o comandante Paulo Monteiro, Humberto Albuquerque e Fabiane Rossi.

No Fast 395 Charada! timão para Tino Marcos auxiliado por Rodolpho Xavier, Cadú Veloso, Virgílio Rocha, Marcelo França e Hachem Bittar Jr e ainda a bordo o comandante Carlos Fortner, Pedro Rodrigues e Thalita Posella. Todos convidados pelo Team ABN AMRO para essa Clínica de Vela composta de uma parte teórica e de 3 horas no mar, sentiram na pele um pouco daquilo que os participantes da próxima Volvo Ocean Race vão passar.

Em um percurso com largada na Fortaleza de Santa Cruz e que se estendia até a Ilha do Pai, já fora da entrada da barra da baía, o que se viu foi uma disputa acirrada entre as duas embarcações. No percurso de ida, no contra vento, Marina Becker levou a melhor. Na volta ao ponto de partida, com vento de popa, foi a vez de Tino Marcos experimentar o sabor da vitória. Vento constante oscilando entre 12 a 15 nós permitiu que todos a bordo, cada um desenvolvendo as sua funções, pudessem gravar de forma definitiva em suas memórias os primeiros capítulos da eterna aventura que o ser humano tem com o mar.

Viveram ainda, de perto, as emoções e experimentaram de fato o trabalho em equipe necessário para andar rápido tendo apenas o vento, as velas e o barco como cúmplices. Saem dessa experiência com entusiasmos redobrados e mais informações práticas, para que com os seus talentos partam para coberturas jornalísticas sempre mais reais e interessantes. Na cerimônia de premiação, ocorrida logo após as regatas, o que se via era a felicidade genuína e pura, igualzinha àquela de um grupo de crianças debaixo de uma árvore de natal.

Eldorado Brasilis – À noite no estande da Revista Náutica o Rio Boat Show deu lugar ao coquetel de lançamento da edição 2006 da Regata Eldorado Brasilis. Cobrindo o percurso Vitória-Ilha da Trindade- Vitória, é a competição de maior percurso em águas brasileiras, com 1.260 milhas náuticas ou 2.336 Km, e tem duração aproximada de 12 dias.

O recorde da competição pertence ao veleiro Oi Nokia Sorsa, que fez o percurso em 174 horas, na quinta edição da Regata, em 2004.O percurso da ilha linda de Vitória até o “negro iceberg” de nove quilômetros quadrados, situado a um terço do caminho para a África, atrai a cada ano um número maior de inscritos.

Em 2000 no primeiro ano de sua realização teve seis barcos inscritos, neste ano de 2005 foram 18 os veleiros presentes e para 2006, apenas durante o lançamento já 23 barcos fizeram as suas inscrições. O evento foi idealizado e é realizado pela Rádio Eldorado de São Paulo, em parceria coma Marinha do Brasil, a Prefeitura Municipal de Vitória, o Iate Clube do Espírito Santo e a Federação Capixaba de Iatismo.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro

Last modified: maio 7, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure