Webventure

Diário de Porto 26 – Problemas no Pindar

A fria madrugada de domingo para segunda, no Canal da Mancha, jogou por terra as esperanças dos tripulantes do TEAM ABN AMRO competindo na Calais Round Britain a bordo do Pindar Alphagraphics.

Depois de uma largada emocionante e estarem em 3o lugar (atrás do Ecover e do Bonduelle) problemas com as genoas (na verdade com o sistema de fixação delas ao convés) obrigaram à tripulação de Emma Richards a abandonar a prova às 2h15 da manhã (horário de Brasília).

“É um pena, a noite começou linda com uma velejada sensacional a 12 nós de velocidade em companhia do Ecover e do Bonduelle, mas sem as genoas não havia sentido continuar por mais 2 ou 3 dias sem poder usar justamente as velas mais necessárias com o tipo de vento que vai predominar em toda a volta. Estávamos aqui para vencer” declarou a inglesa.

De volta a Portsmouth – O Pindar Alphagraphics com os integrantes do ABN AMRO 1: Sébastien Josse (Jojo), Simon Fisher (SiFi) e Nick Bice , já retornaram a Gosport, o pequeno porto do outro lado da baía de Portsmouth, no sul da Inglaterra. Partem agora para Marselha onde vão receber a turma do ABN AMRO VO60 e preparar a próxima regata.

A primeira noite no mar também não foi das melhores para os 5 tripulantes do ABN AMRO 1 que estão competindo no Rolex Transatlantic Challenge no gigante britânico de 141 pés.

Nenhum problema técnico, apenas as condições de vento, ainda fraco, que voltaram a favorecer os barcos menores Carrera (81 pés) e Maximus (100 pés) que vão ligeiramente à frente.

A bordo do Mari-Cha IV além de 5 dos nossos conhecidos vão mais 21 pessoas, entre elas um Lorde Inglês – Comodoro do Royal Yacht Squadron, Sir Nigel médico da Rainha Elizabeth, o Príncipe Pavlos da Grécia, alguns membros da equipe neozelandesa da America´s Cup, e 2 de seus adversários da Equipe americana BMW Oracle.

Uma bela de uma mistura prova maior de que no universo de um barco em uma competição as relações entre pessoas das mais diferentes origens, distantes de seus mundos habituais, são mais fáceis e diretas do que jamais poderiam ser em outro contexto.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do TEAM ABN Amro