Domingo dia 29, antes da 7 e 15 da manhã, horário francês de verão, confirmou as previsões – o Open 60 francês, Sill et Veolia, comandado por Roland Jourdain e mais 4 tripulantes, cruzou a linha de chegada em Calais estabelecendo um novo recorde para a volta (em sentido horário) das Ilhas Britânicas: 6 dias, 16 horas 43 minutos e 21 segundos (11,29 nós de média = 20,9 km/h) batendo em quase 3 dias (2 dias e 17 horas) o recorde de 2003.
Calais Round Britain Em segundo lugar, apenas 6 horas atrás, (10,88 nós de média = 20,1 km/h) ficou o Open 60 inglês Ecover comandado por Mike Goulding e em terceiro, bem pertinho a apenas 3 horas dos ingleses, outro barco francês o Open 60 Virbac-Paprec de Jean Pierre Dick que compeltou o percurso em pouco mais de 7 dias a uma média de 10,68 nós = 19,7 km/h.
Uma prova excepcional que viu apenas 3 dos 7 inscritos originais chegarem ao fim, que obrigou aos concorrentes enfrentarem ondas gigantes, ventos fortíssimos, mas que também apresentou paisagens magníficas e velejadas maravilhosas. Todos, inclusive os que desistiram participam nessa 2ª feira da festa da entrega de prêmios em Calais e a conversa é apenas uma, todos estarão de volta para a prova em 2007, inclusive Vincent Rioux vencedor em 2003 que já confirmou que volta atrás de sua marca. E quem sabe também, até lá, o Open 60 brasileiro Galileo comandado pelo skipper Walter Antunes.
Rolex Transatlantic Challenge O boletim de meio dia no horário GMT confirmou o acerto da tática do Mari-Cha IV. Ao escolher seguir o rumo sul para aproveitar ventos melhores (e mais favoráveis á sua condição atual após os reparos efetuados) o gigante de 140 pés já aparece com 32,5 milhas náuticas de vantagem navegando mais rápido que o Maximus de 100 pés, seu rival direto.
Maximus que também enfrentou nesta noite passada alguns problemas técnicos. O sistema de sua quilha basculante falhou e se deslocou para o lado errado, causando um problema momentâneo até que fosse acionado o sistema de back-up.
O resultado foi a perda de algumas milhas a mais em relação ao Mari-Cha IV e um escorregão de um dos seus proprietários o neozelandês Bill Buckling que caiu e deslocou o ombro. O atendimento médico de bordo foi rápido e Bill já está devidamente em forma.
Segue, no momento em que os barcos completam o 8º dia de prova, uma batalha de ações e reações com as duas tripulações aproveitando ao máximo o potencial de seus barcos e procurando agir na marcação do adversário. O recorde de 100 anos atrás de 12 dias parece ainda possível de ser alcançado. Será?
Route de l´Equateur – A prova tem a seguinte programação: De 1 até 5 de junho a Vila da Prova, no Velho Porto de Marselha que fica à frente da Prefeitura, vai estar aberta para os visitantes.
Nos dias 2 e 3 de junho serão realizadas, a partir das 14 horas as duas regatas inshore na parte sul da baía de Marselha. No dia 5 a largada da Route de l´Equateur será dada em frente ao Velho Porto às 10:45 da manhã.
Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do TEAM ABN AMRO