Webventure

Diário de Porto 31

Na última varredura de posições, quando foram completados nove dias da prova da Rolex Transatlantic Challenge, a chegada do barco vencedor em tempo real estava estimada para as 17 horas GMT do dia 1º de Junho. Na frente com quase 40 milhas náuticas de vantagem, segue o Mari-Cha IV que tem a bordo cinco tripulantes do Team ABN AMRO.

Rolex Transatlantic Challenge – Atrás desse que já é o virtual vencedor Mari-Cha IV navega o Maximus com horário de chegada previsto para as 20:30 do mesmo dia 1º. Com esse resultado os dois barcos batem o recorde de Charlie Barr que durou 100 anos. Essa diferença de 3 horas e meia, porém, faz com que no tempo corrigido (depois de aplicado o handicap que obriga que o britânico Mari-Cha IV, por seu tamanho, ‘pague’ 79 minutos a cada 24 horas para o Maximus) a taça vá para o neozelandês Maximus.

Atrás dos dois gigantes da Classe GP1 seguem quatro veleiros da classe PR1 (Performance Cruising Divisão 1), três deles (Windrose of Amsterdam, Tiara e Sojana) maiores do que 150 pés e um deles de 98 pés (Leopard) que também devem realizar um tempo absoluto mais rápido do que o do Atlantic em 1905.

Route de l´Equateur A Equipe do ABN AMRO VO690 que tem treinado em busca de coesão e concentração todos os dias em frente ao Porto Velho de Marselha, fica inteiramente completa na sexta-feira com a chegada de André Mirsky. A cidade está em festa e aproveita para fazer da prova um palco para manifestações políticas e culturais além de reforçar a representatividade esportiva que ela tem.

Semana de Vela de Ilhabela – Depois da regata até o Congo, prevista para terminar entre os dias 25 e 30 de junho, toda a tripulação do ABN AMRO VO60 vem ao Brasil para participar da Semana de Vela de Ilhabela. Mais uma etapa de um programa de treinamento intensivo e planejado nos seus mínimos detalhes, uma ótima oportunidade para conhecer de perto o desempenho da Equipe mais internacional na Volvo Ocean Race com dois brasileiros, dois holandeses, dois americanos, dois australianos, um neozelandês, um inglês e um francês.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro