O novo detentor do recorde transatlântico o Mari-Cha IV (foto: Carlo Borlenghi)
Hoje exatamente às 10:05:23 GMT o Mari-Cha IV de 140 pé (42,67 metros), de propriedade do inglês Robert Miller cruzou a linha imaginária no Farol de Lizzard para quebrar o recorde centenário estabelecido por Charlie Barr a bordo do Atlantic de 185 pés (56,39 metros).
O tempo estabelecido de 9 dias, 15 horas, 55 minutos e 23 segundos* é mais de 60 horas inferior ao tempo conseguido em 1905. A bordo uma mistura de excitação e emoção já que “apesar de já ter cruzado neste mesmo Mari-Cha IV o Atlântico em um tempo menor, este foi o maior teste já enfrentado por essa escuna (2 mastros) e sua tripulação. Foi difícil, uma dura luta em todo o percurso e, agora posso dizer, de enorme satisfação”, declarou Bob Miller.
A prova, porém, ainda não terminou e a tripulação segue trabalhando pelo Canal da Mancha para alcançar Needles na Ilha de Wright e ancorar o barco em sua sede no Royal Yacht Squadron. Os cinco tripulantes que dentro de cinco meses estarão a bordo do ABN AMRO 1 na largada da Volvo Ocean Race, colocam assim mais um capítulo marcante em seus currículos.
* A ser confirmado pela WSSRC.
Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro