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Diário de Porto 33 – Mari Cha IV vence regata inshore em Marselha


ABN AMRO VO60 (foto: Guilain Grenier)

Ontem à noite o Mari-Cha IV com 5 tripulantes do ABN AMRO 1, além de bater o recorde centenário da travessia do Atlântico, cruzou em primeiro lugar a linha de chegada em Needles na Inglaterra. Hoje, no Porto de Marselha foi a vez dos tripulantes do ABN AMRO 2, competindo juntos pela primeira vez e conduzindo o ABN AMRO VO60, vencerem a primeira regata curta programada para o evento da Route de l’Eauteur.

Route de l’Equateur Além de vencer com boa margem em relação aos mais diretos competidores (Tokyo em 2º e Nouvelle esperance em 3º) a tripulação multinacional do Team ABN AMRO ainda driblou um navio de linha com destino à Tunísia.

O Skipper Sebastien “Jojo” Josse logo após a prova declarou “foi bom, sem nenhum erro maior o barco esteve sempre em um bom ritmo”. Falou ainda da sua tripulação “a bordo o silêncio foi bem maior durante a prova, nada de muito blá-blá-blá. A concentração foi perfeita e isso fez toda a diferença”

Reunião de avaliação – Todos participaram de uma reunião logo após a vitória onde o técnico Maurice Paardenkooper cumprimentou a todos pela performance naquelas condições.

Um oficial de prova, Alexandre Brossolet responsável pela coordenação logística de todas as equipes na Route de l’Equateur que estava a bordo, a convite de Jojo, para observar a tripulação em ação só tinha elogios a fazer. “Muito bom de ver, todos em busca de dar constantemente mais velocidade ao barco, eles mereceram a vitória” Os telefones celulares entraram em ação para comunicar esse primeiro triunfo na regata inaugural, antes mesmo do barco chegar ao Velho Porto de Marselha.

O Navegador SiFi sorria satisfeito com a performance e a rota que o barco fez, “amanhã tem mais e podemos ser ainda mais rápidos”.

O ponto de vista de Lucas Brun – O brasileiro que atuou como proeiro tinha, como sempre, o seu modo particular e divertido de expressar o que estava sentindo. “Ganhei a regata de hoje… hahaha. Tivemos problemas mas não erros, espero que amanhã o vento seja melhor, teste em vento fraco já fizemos bastante seria bom testar com mais potência” e acrescentou “nos treinos tivemos algumas falhas de comunicação mas hoje não, estavam todos focados nos seus trabalhos é uma atitude muito importante para as provas longas quando temos que confiar uns nos outros durante 24 horas, acordados ou dormindo”.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do TEAM ABN AMRO