Foto: Pixabay

Diário de Porto 41 – Vela na passarela

Redação Webventure/ Vela

O ABN AMRO Neptunus Express na regata Alcatrazes (foto: Marco Yamin)
O ABN AMRO Neptunus Express na regata Alcatrazes (foto: Marco Yamin)

Brasil 1 Hors Concours – Exatamente às 17:34 minutos de sábado, depois de 5 horas e 59 minutos (recorde extra oficial) o Brasil 1 (Vivo/Qualcomm/Nívea Sun/APEX), com Torben Grael no comando, completou o percurso para bater o antigo recorde de 7 horas e 13 minutos e vencer como ‘hors-concours’ a primeira prova da Semana de Vela de Ilhabela. Mais uma demonstração de que a combinação de novos projetos, novos materiais e novas tecnologias, possíveis somente com o passar do tempo, são insubstituíveis para vencer regatas. Além disso sendo o maior barco na regata desse 9 de julho de 2005, o Brasil 1 mostrou ainda que a nova geração dos barcos da qual faz parte e que foi criada especialmente para a Volvo Ocean Race 2005-2006 é uma geração vencedora que vai garantir uma batalha excepcional na prova de volta ao mundo que começa em novembro na Espanha.

Adversários de valor – Atrás do Brasil 1 e disputando os troféus oficiais a batalha foi intensa entre o “ABN AMRO Neptunus Express” (tripulado pelo Team ABN AMRO 2 que também vai estar na Volvo Ocean Race e da qual fazem parte os brasileiros André Mirsky e Lucas Brun), o “Mitsubishi Motors/Daslu Homem” de Eduardo Souza Ramos e o argentino “Fortuna III” com Lars Grael no comando. A batalha entre os 3 foi direta desde o início com o Fortuna III aproveitando o seu
maior tamanho (60 pés contra 47 pés dos outros dois) para se recuperar de uma
largada menos eficaz.

A hora da decisão – O momento decisivo do confronto entre os 3 se deu no contorno do Arquipélago de Alcatrazes, quando o ABN AMRO optou por uma tática diferente. “Era a única maneira que tínhamos de vencer, navegando de forma mais eficiente” disse André Mirsky, nosso barco é de uma geração mais antiga, além de ter menor tamanho. A estratégia quase deu certo, pena que o spinnaker que estávamos usando estourou e nos fez perder tempo precioso. Mas mesmo assim foi importante, trabalhamos muito bem, juntos não arriscamos nada e estamos apenas 4 minutos e 40 atrás do vencedor no tempo corrigido, o Áries IV com duas regatas ainda para recuperar”, concluiu. Essa 2ª feira foi dia de dedicação ao barco pela manhã e de caminhada à tarde, na 3ª feira voltamos a treinar duro, no mar”.

O Banco Real ABN AMRO na vela – Mas a ação do Banco Real ABN AMRO vai muito além do barco na competição com a bordo a equipe que irá disputar a Volvo Ocean Race. Como patrocinador master da 32ª Semana de Vela de Ilhabela contribuiu definitivamente para que na verdadeira “passarela da vela brasileira” estivessem presentes 193 barcos (inscritos nas diferentes classes de oceano) e mais 180 monotipos (barcos de classes olímpicas) para que mais de 1600 velejadores e velejadoras desfilassem o seu talento. Entre eles todos os 20 que competiram na seletiva do TEAM ABN AMRO que escolheu os 2 tripulantes para a Volvo Ocean Race.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN AMRO

Last modified: julho 11, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure