ABN Amro V70 (foto: Josh Nash)
Foi um bom dia por ser o primeiro a bordo de um V70 pela primeira vez! comentou o skipper Mike Sanderson sobre a primeira vez da jovem tripulação 2. Apesar do dia nebuloso e uma velocidade de vento de aproximadamente 15 nós, foi uma boa mistura de todos mostrando a melhor maneira de fazer as coisas.
Sanderson velejou hoje com ambas as equipes 1 e 2 hoje. Foi a primeira vez que as duas tripulações velejaram juntas e que os velejadores da tripulação 2 velejaram com o Volvo V70 que eles vão usar na Volvo Ocean Race.
A idéia disse Sanderson, é que eles estão aprendendo com a nossa experiência. O barco foi desenvolvido com todas as contribuições da equipe 1 e das quais eles vão poder se aproveitar. Mas principalmente ele continuou os jovens velejadores estão aprendendo com os velejadores mais experimentados.. Nós somos aqueles que têm toda experiência de regatas de oceano e da VOR. Queremos que no final as duas tripulações terminem velejando da mesma maneira..
Fizemos algumas manobras e o resultado foi muito bom para o primeiro dia. Bem impressionante na verdade disse o proeiro Jan Dekker. Estou mostrando ao proeiro da equipe 2 o Gerd-Jan ou Johnny, como funciona o sistema diferente àquele de spinnaker que eles estão acostumados a usar.
Depois que eles chegaram às 4 da tarde hora local da Espanha, guardaram as vels e limparam o barco como é é o costume. Os trimmers e os proeiros então tiveram uma reunião como o skipper da equipe 1, Mike Sanderson e com o porjetista de velas Henrik Soederlund para discutir como determinadas velas se comportaram nas condições do dia.
Nós ficamos o tempo todo procurando absorver o máximo da equipe 1. Estamos todos muito entusiasmados de estar velejando nesse novo barco! disse Andrew Junior Lewis da equipe 2 enquanto ajudava a limpar o barco. Mas ainda temos muito o que aprender
Foi uma boa velejada. Não quebramos nada, pelo menos não seriamente, disse George Peet da equipe 2 enaqunto trabalhava na vela grande depois da volta do barco às docas. Só alguns rasgos pequenos nas velas. Ah! Sim, foi divertido, exatamente como eu esperava
Estavam todos sérios e compenetrados dentro e fora do barco enquanto faziam as suas tarefas. Cada velejador da equipe 2 trabalha em dupla com um velejador da equipe 1, assim podem aprender com a experiência dos mais velhos.
Foi tudo muito bem, o ritmo para todo o Team foi estabelecido. E todos estavam muito concentrados, que foi o ponto principal, disse o velejador Sidney Gavignet da equipe 1. Ele tinha escutado de seu conterrâneo francês e skipper da equipe 2, Sébastien Josse que os jovens velejadores eram bastante tagarelas a bordo. Estavam todos calados dessa vez, o que foi bom. O Seb me contou que na prova do Congo seus ouvidos sofreram!
Você pode ver imediatamente que temos alguns velejadores muito bons com uma noção geral muito boa de tudo a bordo continuou Gavignet. Ele próprio competiu na sua primeira Volvo Ocean Race /Whitbread Round teh World Race quando tinha apens 23 anos de idade a bordo do La Poste. Esses garotos aqui têm sorte, têm na mão uma belo barco e estão muito bem preparados. Com todo o trabalho que foi dedicado a esse barco eles têm em mãos uma máquina vencedora
Dá par aver também que passaram bastante tempo na água ultimamente”, disse o velejador da equipe 2 Nick Bice. Ele que é um dos 4 velejadores com mais experiência a bordo e que realmente completou a travessia transatlântica dos Estados Unidos para a Espanha com a equipe 1.
Ficou claro, disse ele, que de uma maneira geral os velejadores da equipe 2 estão se conhecendo bastante bem. É preciso chegar ao ponto de saber exatamente aquilo que o barco gosta e não gosta. Cada minuto que trabalhamos juntos ajuda a nos unir melhor como equipe. Quando chegar o dia da largada tudo se encaixa muito melhor
Nessa 6a feira as duas equipes vão velejar juntas novamente a partir de meio dia. No sábado o Mike Sanderson vai sair velejando, pela primeira vez, apenas com a equipe 1.
Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do TEAM ABN AMRO