Webventure

Diário de Porto 44: vai começar a comparação direta


ABN Amro V70 surfando (foto: Divulgação)

Depois de muitas horas de atraso a Equipe 2 finalmente chegou a Den Helder, na Holanda depois de ter saído da base em Sanxenxo na Espanha. O barco atracou em Den Helder às 23 horas locais (18 horas horário de Brasília) e mesmo que a expectativa dos velejadores fosse de ventos melhores, eles estão satisfeitos com a chance que tiveram de conhecer melhor o V70, navegando sem ninguém da Equipe 1 pela primeira vez.

Nick Biceresumiu assim a experiência de 5 dias dessa semana. “Nossa primeira viagem como uma equipe ocorreu sem problemas. Tivemos 2 ou 3 dias de boa velocidade quando pudemos ver como podemos ser rápidos com este barco”.

Muitos dos velejadores disseram que mesmo sem ter experimentado a velocidade de que o barco é capaz, já notaram que tem “potência de sobra.” O brasileiro Lucas Brun disse “Não estou muito cansado, não, a viagem foi tranqüila, é muito bom estar aqui e melhor ainda vai ser começar a treinar com os dois barcos juntos a partir da semana que vem.” Todos esperam ansiosos para ter os dos barcos na água nos próximos dias.

Bice, que até recentemente era da equipe de terra acrescentou “fiquei em Newport nos últimos meses e foi um ótimo processo de aprendizagem para mim. Estou ansioso para começar a treinar com os dois barcos e as duas equipes” Gerd-Jan Poortman disse que estava feliz por estar de volta a casa. Sua família estava em Den Helder para recebê-lo.

“Foi uma viagem sem surpresas as últimas milhas, que foram entediantes, sem vento, mas conseguimos.” Disse antes de prosseguir contando sobre uma passagem curiosa durante a viagem “Perto de Calais achamos uma verdadeira ‘mensagem dentro da garrafa’, ficamos curiosos e voltamos para apanhá-la. A mensagem dizia: ‘Se você encontrar esta mensagem, por favor responda’. Era de uma menina da Inglaterra, vamos mandar uma t-shirt (camiseta) da equipe de presente, assinada por todos. Temos certeza de que ela vai adorar!”

O planejamento para o dia seguinte ao da chegada incluía uma reunião com toda a Equipe para traçar os próximos passos a serem tomados com o segundo barco ABN AMRO.

As tripulações dos dois barcos têm uma semana recheada pela frente. Sendo o TEAM ABN AMRO a única equipe inscrita com dois barcos na Volvo Ocean Race, vão aproveitar o período até a largada em novembro para testes bem mais intensos e conclusivos do que aqueles possíveis sem uma comparação direta.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do TEAM ABN AMRO