Webventure

Diário de porto 46: O teste tartaruga


ABN AMRO 2 passa no teste de capotagem (foto: Divulgação/ Team ABN AMRO)

Hoje 09/09/05 em Sanxenxo, na Espanha, o barco ABN AMRO 2, aquele do casco branco com a tripulação de jovens até 30 anos de idade e com o brasileiro Lucas Brun a bordo, passou no seu teste “tartaruga”.

Depois de completar com sucesso, junto com o ABN AMRO 1, aquele do casco preto, as 2000 milhas de classificação requeridas pela organização da Volvo Ocean Race, o ABN AMRO 2 se preparou para o teste.

Sem o mastro, sem as velas todas testadas, sem os tripulantes, com toda a parte eletrônica protegida, sem nenhuma bagagem e tendo a bordo o seu comandante Seb Josse o barco foi emborcado na água. Logo depois já estava outra vez boiando na sua posição normal, o teste tinha sido completado com sucesso.

Impressões – “Estou me sentindo ‘trés bien’ e muito contente”, declarou o francês Josse logo após terminado o teste. “Nesse momento dá para ver que a vida dentro do barco não é a mesma quando você está de cabeça para baixo. Quando vi, estava no teto do barco, lá dentro tudo muito escuro, tinha apenas uma pequena luzinha acesa. Uma sensação muito estranha, nada normal”

O Team ABN AMRO com os seus dois barcos segue, a partir de segunda-feira um extenso programa de testes comparativos. “Vamos aproveitar que sabemos as condições exatas dos dois barcos para fazer cada um deles ainda mais rápidos”. Concluiu Seb Josse, que ainda acrescentou “A cada dia que passa aumenta a coesão entre as duas equipes, daqui a menos de dois meses vamos estar partindo para uma prova inesquecível e estamos loucos para mostrar a qualidade dos nossos dois barcos. Nossos adversários são difíceis, repletos de gente experimentada como a turma do Brasil 1 e do Piratas do Caribe, mas com esses treinos e testes, garanto que vamos ser ossos duros de roer também”.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro