Webventure

Diário de Porto 48: Verão n° 2 em Sanxenxo


O Real Clube Náutico de Sanxenxo em 1976 (foto: Divulgação)

Direto de Sanxenxo (Espanha) – Verão em uma cidade a beira mar é sinônimo de gente nova, restaurantes e praias cheias, festas varando a madrugada, alegria de sobra, romances rápidos e lembranças duradouras. Verão é sinônimo de turistas, propriamente fantasiados de entusiasmo e dispostos a trocar a boa acolhida e diversão que têm por dinheiro novo, fácil e intenso. A cidade entrega o que promete, mas, naturalmente, cobra o seu pedágio para tal, aumentando os preços que em princípio garantem o merecido lucro e a demanda maior dos serviços públicos e privados.

Passado o verão a cidade volta ao seu ritmo mais normal, entra em uma espécie de hibernação, um ciclo de obras, medidas, investimentos e pensamentos que a preparam para o próximo verão. Quanto melhor o verão, melhor a fase de preparação e melhor o próximo verão. Um moto contínuo perfeito fácil de ser entendido e copiado.

Sanxenxo na costa norte da província da Galícia, na Espanha já há tempos vem fazendo o seu dever de casa com capricho. A cada verão que passa absorve idéias, encanta investidores, seduz turistas, promete e cumpre. A cada período entre verões analisa, digere e investe, sempre com a perspectiva do verão seguinte.

Verão de novo – Dessa vez Sanxenxo se superou e ao decidir abrigar a abertura da Volvo Ocean Race 2005-2006 no próximo dia 5 de novembro de 2005, criou todo um novo verão (com tudo o que ele traz de positivo) praticamente exclusivo para ela. Investiu pesado e vai faturar dobrado agora e no futuro imediato. Ganhou espaço ao mar, inventou, modernizou, construiu, colocou arte, e revelou o novo Real Clube Náutico de Sanxenxo para receber os concorrentes da VOR e os novos turistas esportivos.

No topo do Clube começou a construir a Sailing Village para receber, antes de tudo o Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia para inaugurar oficialmente a festa e depois uma quantidade enorme de gente de todo o mundo.

O quadro principal, claro, é a Volvo Ocean Race que já tem 4 dos 7 barcos inscritos presentes, entre eles os dois barcos do TEAM ABN AMRO que treinam na região desde setembro. A moldura fica por conta da hospitalidade local, da cozinha maravilhosa de frutos do mar em abundância. Uma seqüência sem fim de Almejas, Berberechos, Camarones, Cigalas, Langostinos, Mejillones, Navajas, Nécoras, Ostras Gallegas Planas, Pulpos, Rodaballos de Galicia, Vieiras e Zamburiñas. Para terminar uma Tarta de Santiago, típica de Compostela que fica a apenas 75km de Sanxenxo e tem a tradição do caminho a ser percorrido. Um caminho sempre mais atual, ousado e aberto para o mundo inteiro.

Só quem não parece estar de acordo é o outono europeu que, por enquanto, trouxe chuva, tempo encoberto e frio para esse Verão Nº 2 de Sanxenxo. Resta saber quanto dura essa birra.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN AMRO