Christensen lesionado durante a etapa 1 (foto: Team ABN MARO)
Direto da Cidade do Cabo, na África do Sul – Mark Crusty Christensen está oficialmente fora da tripulação do ABN AMRO ONE na próxima regata in-port e também da etapa Cidade do Cabo Melbourne. As lesões (cartilagem e ligamentos do pulso) do seu braço direito não tiveram tempo suficiente para melhorar, nos 20 dias desde a chegada do barco, em primeiro lugar, na Cidade do Cabo.
A dor aparecia nos momentos mais estranhos, quando eu estava dormindo e não me dava conta dos movimentos que estava fazendo, por exemplo, contou Christensen. Na primeira sessão de raio-X me disseram que eu precisaria de cinco semanas para melhorar. Quando faltavam duas semanas voltei lá (no dia 20) para um MRI e me disseram que eu teria que esperar pelo menos mais três semanas.
Christensen é um neo-zelandês bem humorado que fez parte dos times vencedores das duas edições da Volvo Ocean Race. O médico ainda acrescentou que eu era louco se participasse dessa perna…
Movimentos limitados – Com movimentos limitados a bordo, Christensen achou que não seria muito útil a bordo. Ele vai contribuir com o Team ABN AMRO em terra até que esteja pronto para voltar a bordo na etapa Melbourne Wellington. Não quero arriscar meu braço nem tão pouco comprometer a competitividade do ABN AMRO ONE na etapa dos Mares do Sul. Este é um esporte em equipe e eu só posso contribuir se estiver perfeitamente em forma. Com sua experiência e conhecimento ele será um comentarista inesperado para os convidados do ABN AMRO, tanto para a regata in-port como para a largada.
Substituição em tempo recorde – Para substituir Christensen o comandante Mike Sanderson anunciou ontem péla manhã a chegada do britânico Brian Thompson e do italiano Tommaso Chieffi. Thompson vai integrar a equipe na segunda etapa, da Cidade do Cabo à Melbourne é um velejador de 43 anos com extensa e bem sucedida carreira em provas de oceano, incluindo, entre outras, a vitória na Oryx Quest.
Nessa prova non-stop em volta ao mundo, de Doha a Doha, nos Emirados Árabes Unidos em 2004-2005, atuou como comandante do maxi-catamaran ‘Doha 2006’. Em 2004 ele quebrou o recorde velejando em volta do mundo em 58 dias, 9 horas, 32 minutos e 45 segundos como capitão de turno a bordo do maxi-catamaran Cheyenne (ex-Play Station).
Já Tommaso Chieffi vai ocupar o lugar de Mark na regata in-port, na próxima segunda feira. Ele integra a tripulação do ABN AMRO ONE, com uma larga experiência no currículo, tendo inclusive competido a Italian America’s Cup syndicate +39.
Esta será a primeira participação de Thompson na Volvo Ocean Race. É uma pena eu entrar na competição sob estas circunstâncias, mas estou muito feliz e honrado por ter sido convidado para fazer parte do TEAM ABN AMRO e de velejar de novo com Mike Sanderson. Eu vou dar o melhor de mim para substituir o Crusty e esta é, com certeza, a parte mais difícil. Com a chegada de Thompson, as tripulações contam agora com três britânicos: Robert Greenhalgh do ABN AMRO ONE e Si Fi (Simon Fisher) do ABN AMRO TWO.
Este texto foi escrito por: por Carlos Lua, correspondente do TEAM ABN AMRO