O comandante Mike Sanderson do ABN Amro 1 (foto: Divulgação/ Team ABN Amro)
Direto da Cidade do Cabo (África do Sul) – Menos de 72 horas após a chegada e a tripulação estava recarregada e funcionando a mil outra vez. Na segunda feira de manhã o TEAM ABN AMRO (tripulação de bordo e equipe de terra) se reuniu com força total na base da Cidade do cabo para começar a trabalhar para a próxima regata in-port e a próxima etapa.
Exatamente como uma equipe de F1 que desmonta os carros imediatamente após cada GP, já no sábado os dois barcos ABNA AMRO estavam fora da água em processo de desmontagem. Velocidade é a palavra de ordem na Volvo Ocean Race.
Quanto mais rápido você é, mais rápido tem que se tornar, para se mover ainda mais depressa, tomar decisões logo e continuar mais veloz. “A VOR é longa e nós precisamos melhorar constantemente. Se isso não acontece os outros nos alcançam” foram as palavras de abertura de Mike Sanderson o skipper do ABN AMRO ONE, vencedor da primeira etapa e líder na classificação geral na mais dura regata de oceano que existe.
Avaliação – Foi uma abertura perfeita para uma reunião de avaliação, o encontro formal das tripulações do ABN AMRO ONE e ABN AMRO TWO. É o momento certo de questionar as performances, obter conhecimento ou partilhar informação de tudo o que foi juntado na “quase perfeita” primeira etapa. Foi o instante correto de falar sobre as tarefas a bordo, desde a simples cozinha até às extraordinárias escolhas táticas.
Eram atletas falando sobre os testes futuros e as experiências recentes, conscientes da importância de se manterem em condições físicas e mentais perfeitas para fazer a máquina funcionar ainda melhor. Tudo foi colocado na mesa, conversado, discutido quando necessário e relembrado com prazer. Nada ficou sem atenção: manobras, sistema de turnos, navegação, velas, ferramentas, peças de reposição, rotinas, adversários e novas idéias foram repassadas sem descanso. Era o TEAM ABN AMRO trabalhando na velocidade máxima para ficar pronto para o próximo desafio.
Bom humor e ações concretas Uma atmosfera perfeita tomou conta do segundo andar do pavilhão do TEAM ABN AMRO que fica no Waterfront. É a prova maior do espírito de equipe, da alegria e da eficiência que todos demonstraram . “Obrigado a todos outra vez” terminou Mike Sanderson. “Mais uma vez fomos rápidos na largada. Logo vamos estar de volta à água para, ao mesmo tempo, testar e aprender. Mais do que nunca orgulhosos de estar levando mais uma vez a bandeira do ABN AMRO”.
Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN AMRO
Last modified: dezembro 8, 2005