Australianos recebem a chegada da Volvo (foto: Divulgação/ VOR)
O Australia Day, dia oficial do país é comemorado no dia 26 de janeiro, data da chegada da Forts Fleet (a primeira frota) à baía de Botany, perto da cidade de Sidney em 1788.
A First Fleet, comandada pelo Capitão (mais tarde Almirante) Arthur Phillip, é o nome dado ao grupo de pessoas (total de 1373 que desembarcaram) e navios (11 deles) que velejaram da Inglaterra em maio de 1787 para estabelecer a primeira colônia européia na província de Nova Gales do Sul.
Desta colônia penal a Austrália evoluiu para uma grande nação que tem exemplos de sobra para todos, ao redor do mundo, seguirem.
Feriado de celebrações – O Australia Day é o momento onde os australianos comungam como uma nação para celebrar e refletir sobre tudo o que alcançaram e sobre o orgulho de sua literalmente grande nação.
Afinal de contas com uma área territorial quase tão grande como o Brasil (igual ao Brasil se deixarmos de lado os estados brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo) e apenas 20 milhões de habitantes (a população de Minas Gerais) eles estão repletos de modelos de como viver respeitando terra, gente, herança e liberdade.
Estão abarrotados com uma combinação de espíritos de luta, competitividade e comemoração que são, afortunadamente, altamente contagiantes. E olha que nem começamos a falar ainda de uma fauna de onde tantos exemplos de tenacidade e
coragem podem ser tirados.
Os esportes para os australianos são fundamentais porque, acima de tudo, representam a maneira mais natural e eficiente de fazer a vida melhor. E esportes eles têm de sobra e os praticam em profusão. Apenas nestes dias está acontecendo com tudo o Aberto de Tênis da Austrália (a Arena Rod Laver está constantemente lotada), o Torneio de Cricket de Um Dia (entre Austrália, África do Sul e Sri Lanka) ocupando seguidamente 50 mil lugares no estádio e as preparações para os Jogos da Comunidade Britânica que começam a fazer ferver o país em menos de dois meses.
E quando chegamos aos eventos de vela eles tiveram a menos de um mês a tradicional Sidney-Hobart, recentemente assistiram ao Campeonato Mundial de J24 (vencido pelo Brasil com o barco Bruschetta tripulado por Mauricio Santa Cruz, Daniel Santiago, Alexandre Saldanha, Alan Adler e o italiano Paolo Boido), estão aproveitando a Semana de Vela de Geelong, além de estarem fazendo uma festa de primeira classe na recepção da segunda etapa e da terceirra regata in-port da Volvo Ocean Race.
Obrigado e parabéns – Para nós do Team ABN Amro na Volvo Ocean Race a Austrália de uma maneira geral e Melbourne em particular tem sido um lugar especial. Toda a equipe foi recebida e bem vinda com a mesma alegria, admiração e respeito que têm por seus heróis nacionais. Algo que vem, sem dúvida nenhuma, do costume que têm, tantos são os nomes esportivos do país deixando a sua marca.
É muito agradável estar em um país que recebe as pessoas de todos os cantos do mundo e ao mesmo tempo é uma comunidade que sabe comemorar!
Debaixo do seu radiante Cruzeiro do Sul (curiosamente como no Brasil, na bandeira e no céu) só podemos dizer um enorme obrigado por tudo, parabéns e nos juntarmos à festa: “Deixam-nos cantar alegremente, avance generosa Austrália” *
* Estrofe final do Hino Nacional Australiano
Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro
Last modified: janeiro 26, 2006