Webventure

Diário de Porto 68 – Emoções em números

Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Os estudos estatísticos são uma maneira de fazer vir à tona a emoção contida nos números, todas as vezes em que tanto palavras como imagens podem falhar. Isso é fácil de explicar porque as estatísticas, mesmo sendo frios reflexos da realidade, têm a capacidade de jogar luz nas possibilidades. E possibilidades nada mais são do que promessas disfarçadas de um futuro diferente, expectativas palpáveis de um sonho melhor.

A Volvo Ocean Race apenas completou a Etapa 4 da sua edição 2005-2006. São apenas 44,44% das previstas 9 etapas. E ainda pela frente temos 57,15% de provas in-port, bem como 33,33% dos portões de pontuação para serem cruzados e transformados em valiosos pontos.

No total, os barcos já completaram 20.650 milhas do total de 31.250 milhas previstas. São portanto, 66,08% da distância total a ser coberta. Mas, em termos de pontos, ainda faltam 51,20% deles para serem distribuídos! Não é uma maravilha?

O ABN AMRO ONE dominou claramente a batalha até aqui conquistando pontos máximos 83,33% das vezes, que se tornaram a melhor maneira de descrever a sua força. Esse é o resultado de terem tido perfeitos 100% de aproveitamento até agora nos portões de pontuação, 75% de vitórias em etapas e 66,66% das provas in port conquistadas.
O que vai acontecer?
As estatísticas também têm a responsabilidade de indicar as tendências, contanto que as variáveis desconhecidas continuem se repetindo, o que não é o caso quando o assunto é vela.

Esta é a razão porque o ABN AMRO TWO está contente em copiar os desempenhos de seu irmão maior, tentando trazer a brasa para o seu lado. E sabendo de cor que tem 100% do mesmo material em mãos, 110% da atenção do TEAM ABN AMRO e 110% de dedicação de sua tripulação.

É este o motivo porque o ABN AMRO ONE não está descansando sobre os louros das suas vitórias ou apenas descansando confortavelmente sobre seus números atuais. Tanto a tripulação quanto a equipe de terra estão trabalhando igualmente em ritmo de 110% para continuar a ter a emoção dos números jogando ao seu lado.

Afinal de contas as estatísticas são “uma ciência matemática dedicada a colecionar, analisar, interpretar e apresentar dados” , que até o momento não se acertaram com as necessidades naturais de afeto da humanidade por sobrevivência e competição. Ou, para colocar em outras palavras, com a intensa dedicação dos velejadores vivendo no extremo que é uma competição como a Volvo.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro