Foto: Pixabay

Diário dos Sertões – Prólogo

Redação Webventure/ Offroad

Deco Muniz com a equipe completa. (foto: Equipe Corisco.)
Deco Muniz com a equipe completa. (foto: Equipe Corisco.)

Direto do Rally Internacional dos Sertões, Deco Muniz fala sobre o prólogo.

Enfim, os Sertões. Hoje foi o dia do prólogo, um circuito fechado, para tomada de tempo que define a ordem de largada. A pista foi montada pela organização junto a um Shopping de Goiânia, num percurso bem seletivo, um traçado ótimo, alternado curvas rápidas e travadas, subidas e descidas e alguns saltos para delírio do público presente.

As 11h as motos alinharam para a largada, de duas a duas saíram para 2 km de percurso. Depois, vieram os caminhões e finalmente os carros, que aceleraram forte para a tomada de tempo, largando com intervalo de um minuto entre eles.

Uma decisão polêmica da organização causou muita reclamação, principalmente dos primeiros carros a entrarem na pista. Após a largada do último caminhão de competição, um carro pipa entrou no circuito e molhou toda a pista. O que foi feito com a pretensão de não deixar muita poeira subir, acabou sendo um obstáculo a mais a ser superado. A quantidade de água não foi bem calculada e o excesso dela em alguns pontos da pista criou muita lama no piso, o que fez muita gente andar de lado e perder segundos preciosos na classificação.

Para se ter uma idéia, os 10 primeiros carros, que teoricamente são os mais rápidos da competição, viraram na casa de três minutos, enquanto os últimos a entrar na pista, viraram na casa de dois minutos e meio.

Como resultado a direção de prova acabou tomando uma decisão inédita para definir a ordem de largada de amanhã. Os dez primeiros colocados serão os melhores classificados do prólogo, depois disso vem os carros que tem pontuação no campeonato brasileiro, pela ordem de classificação, dai então, volta-se a classificação do prólogo, excluindo-se estes carros.

No final da estória, acabamos sendo prejudicados fomos o 28.o carro a largar, de um total de 77 inscritos e com a lama que ainda existia na pista chegamos a rodar numa das primeiras curvas. Acabamos não conseguindo andar da forma que esperávamos, marcando um tempo final e 2 min e 50 seg, que nos deu o 42.o lugar na classificação, depois de um salto de mais de um metro de altura na última lombada da pista, o que levantou público que lotava as arquibancadas,

O lado ruim é que ainda não pontuamos no campeonato brasileiro, depois dos problemas no Rally Terra Brasil e no Baja São Joaquim, com isso, na largada de amanhã, devemos ser apenas o 53.o carro. Vai ser complicado andar na “cozinha”, mas o rally está só começando.

Presenças ilustres quem está por aqui também, acompanhando a largado do Rally é o cantor de brega music Falcão, que a convite de uma emissora de televisão, veio fazer algumas matérias especiais sobre a prova. O extrovertido cantor, fez uma visita a Corisco Rally Team, num momento registrado com carinho e guardado nos arquivos da Equipe.

Agora são nove dias nos separando de Fortaleza.
Até amanhã em Pirinópolis, com mais um diário dos Sertões.

André “Deco” Muniz, colaborador da Webventure é navegador da Corisco Rally Team (carro n.o 228) e tem o apoio da Highvolt Signs Comunicação Visual (www.highvolt.com.br) e Engeap Engenharia (www.engeap.com.br).

Este texto foi escrito por: André

Last modified: julho 25, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure