Dicas básicas que podem ser muito úteis na sua aventura
Redação Webventure
No caso de hipotermia devemos primeiro tirar a roupa molhada para depois aquecer a vítima. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)
Por Camila Christianini
Durante uma competição ou um simples passeio pode acontecer algum imprevisto que você não sabe como lidar.
O curso de Socorrismo em Áreas Remotas e Expedições (SARE) ensina como agir em situações de emergência, mas também alerta para acontecimentos comuns que não devem acontecer de jeito nenhum durante a sua aventura, para não piorar a situação. Seguem algumas dicas muito úteis para a sua aventura:
Ao encontrar uma vítima não a mova sem que a cabeça dela esteja totalmente presa e segura. Ao cair ela pode ter lesionado a cervical.
Não massageie uma vítima de hipotermia (baixa temperatura corporal). A massagem estimula a circulação na superfície da pele aumentando a perda de calor.
Evite dar café ou bebida alcoólica, para a vítima de hipotermia. O café acelera o metabolismo humano e provoca maior perda de energia e o alcool age como um vaso dilatador aumentando a perda de calor.
Nunca dê líquido para uma vítima que não tenha capacidade de ingeri-lo sozinha. Ela pode aspirar o líquido para as vias aéreas e se asfixiar.
Não deixe a vítima sentar caso haja suspeita de fratura na costela. Você pode agravar a lesão perfurando o pulmão.
Caso haja queimadura nunca coloque gelo, pois o gelo queima a pele ainda mais. Jogue mel e envolva o local com uma bandagem. O mel atrai as bactérias que podem estar na área afetada e diminui o risco de infecção.
Nunca dê remédio para dor de cabeça para um aventureiro que bateu a cabeça. Pode ser grave e o remédio mascara a dor, que tem que ser identificada corretamente.
Nunca pule na água quando um enxame de abelhas te perseguir. Elas vão ficar esperando até você sair da água para atacá-lo e você pode morrer afogado.