Estratégia para carregar a bike (foto: Eduardo Iezzi/ www.webventure.com.br)
Cada corrida de aventura tem uma peculiaridade, seja no percurso, nas modalidades envolvidas ou na duração. Nas etapas de mountain bike, nem sempre as longas pedaladas são favorecidas; ou na canoagem, a intensidade das correntezas pode ajudar ou atrapalhar, assim como em algumas subidas e descidas no trekking.
Algumas dicas podem ser importantes para fazer a diferença em momentos que os competidores estão mais relaxados. No mountain bike, a manobra hike bike (caminhar), usado para transpor rios, terrenos de difícil pedal ou subir escadas. Mas não basta segurar a bike e sair correndo: o jeito comum de carregar a bicicleta é segurar com a mão direita no tubo oblíquo. A mão esquerda se mantém no guidão, servindo como guia. Se estiver em uma trilha fechada com vegetação, use a mão esquerda para abrir caminho na vegetação.
O selim fica posicionado no ombro e deixe o pedal em uma posição ideal para facilitar a pedalada quando montar na bike novamente. E já esteja preparado para sair do hike bike direto para pedalar forte.
No trekking, após horas e horas caminhando em terrenos acidentados e subidas, nada como uma bela descida para comemorar. Errado. É nas decidas que acontecem a maioria das quedas e problemas físicos. Além do calçado apropriado, a dica é realizar o trecho íngreme em ziguezague, para forçar menos os músculos e mantém o melhor equilíbrio.
Outra informação importante é observar a descida que fará, para encontrar uma trilha ideal para começar a caminhada e manter o ritmo da prova que está realizando. É importante que seja constante para evitar um cansaço extremo, ou perder tempo demais.
Nos rios – Geralmente, os caiaques utilizados nas descidas de rios nas corridas de aventura são os ducks e os remos fazem a diferença nas corridas de aventura. Eles devem ser resistentes, leves e confortáveis para não machucar o competidor durante a descida da corredeira.
Para otimizar a remada, deve-se pegar o remo na posição correta: pegue no centro do remo e coloque-o acima da cabeça. Estabeleça um ângulo de 90º com eixos nos dois cotovelos. O posicionamento do corpo é importante para estar concentrado na remada, deixe o corpo inclinado para frente.
Este texto foi escrito por: Webventure