Flor do Parque Nacional da Serra Geral (RS) (foto: Jurandir Lima / www.trilhasetrilhas.tur.br)
Quando fui convidado pelo Webventure para escrever sobre este tema, não tive dúvidas, aceitei de imediato por ser um assunto que me atrai cada vez mais. A fotografia de natureza e expedições.
Sabendo que o resultado de uma boa fotografia está muito mais relacionado à arte do que a técnica, não vou iniciar esta coluna descrendo os conceitos da regulagem da câmara, que certamente já é do seu conhecimento. Vou elucidar alguns dos atributos fundamentais que um bom fotógrafo da natureza deve possuir.
Pesquisa e informação: Antes de sair a campo, estude sobre o ambiente que irá fotografar. É importante ter conhecimento sobre o relevo, regime das chuvas, tipo de vegetação e animais que habitam o lugar. Será interessante observar também outras fotos que já tenham sido publicadas, para servir como referência. Quando estiver no local, não hesite em pedir dicas aos moradores, pois eles saberão dar informações dos melhores pontos para encontrar os bichos, assim como os melhores lugares de belezas cênicas.
Hierarquização: Quando vemos uma fotografia, a primeira coisa que observamos é a sua composição. Por isso, escolha com critério os elementos que irão compor a foto, buscando harmonia entre eles. Um dos erros mais comuns do amador é querer incluir tudo o que vê, o que resulta numa grande confusão e uma imagem poluída.
Ter paciência: A fotografia de natureza é, muitas vezes, um grande teste de paciência. Ao identificar um lugar bonito, não se afobe. Explore todos os ângulos possíveis e faça uso das objetivas que dispuser. Se preciso, espere com calma até que a luz esteja no ponto certo.
Persistência: Tenha em mente que você poderá ir à floresta e não conseguir capturar aquilo que era seu objetivo. Volte quantas vezes for necessário, até conseguir aquela foto dos seus sonhos, aquela imagem que poderá marcar história.
Antevisão: Treine sua capacidade de prever como uma imagem poderia ficar noutra situação de luz. Assim, você poderá decidir voltar em outra ocasião, em outra estação do ano. Por exemplo, a melhor época para fotografar a região do Cerrado com o céu mais limpo e azul é no inverno.
Respeito à natureza: O item fundamental para um fotógrafo da natureza é o respeito a ela. Lembre-se que uma imagem, por mais bela que seja, não pode ser feita à custa do sofrimento dos animais, destruição de plantas ou da paisagem. O fotógrafo de natureza deverá estar sempre integrado à vida, em comunhão com o cosmos.
É isso aí e boas clicadas.
Este texto foi escrito por: Webventure