Webventure

Dicas para operação de equipamentos de rádio

Aos novatos a melhor sugestão é ouvir bastante, ou como se diz entre os veteranos do rádio, “coruje” bastante, pois só ouvindo é que se aprende rapidamente os meandros e os macetes dos códigos usados.

Escute os futuros colegas operando e em breve você terá todos os “trejeitos” para se comunicar sem medo de errar. Apenas uma dica, o pessoal de radioamadorismo não gosta muito de conversas cheias de gírias, como se usam com freqüência na Faixa do Cidadão. Portanto em vez de gírias, procure falar corretamente e usar os códigos a vontade.

Agora mais duas dicas sobre operação de rádio transceptores:

  • Utilizando o microfone ou mike: fale sempre respeitando uma distância de aproximadamente 5 cm entre sua boca e o microfone. Não há necessidade de enfiar a boca no mike pois isso vai dificultar sua fala e pode saturar o áudio para quem está ouvindo.

    Gritar também é procedimento que nem sempre resolve, veja: ao utilizar um equipamento de PX, falar mais alto sempre ajuda, pois o tipo de transmissão requer áudio com potência. Já em equipamentos de VHF que transmitem em FM o grito nem sempre é necessário. Para qualquer equipamento, fale sempre clareza, volume de voz moderado e pausadamente, que o outro colega irá lhe entender melhor.

  • Calibrando o Squelch: muitos cometem um erro simples ao utilizar um transceptor, quando vão ajustar o silenciador ou Squelch. Este “botãozinho” controla um circuito que detecta se há ou não sinais de rádio na freqüência ou canal escolhido. Ele funciona como um ouvido atento, que ao ouvir um sinal com intensidade razoável, abrirá o alto-falante e liberará o áudio para escuta.

    Porém, se você calibrar o squelch deixando-o muito fechado, o rádio simplesmente não ouvirá sinais mais tênues e manterá o auto-falante em silêncio, muitos fazem isso para que o rádio pare de chiar e incomodar o ocupantes do veículo. Em trilhas e deslocamentos em comboio, é comum um colega ou outro fechar o squelch de seu equipamento demasiadamente, o que o deixará isolado dos demais, pois não conseguirá ouvir as outras estações.

    O que se vê é um participante chamando o outro, que ouve sem problemas, e ao responder não é ouvido, pois o primeiro está com o squelch do rádio muito fechado. Para resolver o problema faça o seguinte: vire o squelch todo para a esquerda abrindo-o. O auto-falante irá chiar, agora, gire o botão até que o auto-falante fique em silêncio. Está quase pronto.

    Então gire mais um pouco para que ele se feche de vez. Agora está calibrado e em condições de uso. Mas se o sinal de seu colega estiver muito fraco não há o que fazer a não ser abrir o squelch de vez, todo para a esquerda, e ouvir a mensagem no meio da chiadeira. Tem situações que se precisa deixar o squelch aberto o tempo todo, pois a outra estação está muito distante e o sinal que chega é muito fraco, se você fechar o squelch não ouvirá nada.

    Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure