Webventure

Dicas para pedalar nas férias


Gabi pedala em Itu (foto: Helson Antonie)

Finalmente chega o fim de ano e com ele alguns dias de férias. Você que passou o ano todo tentando arrumar tempo para pedalar e curtir as trilhas, a hora é agora! Na coluna desse mês quero passar umas dicas de lugares nota 10 seja para dar rolê de mountain seja para pedalar de speed.

Campos do Jordão

Quem conhece a cidade sabe: lá é o paraíso dos ciclistas, na minha opinião é o melhor lugar do Brasil para pedalar por lazer ou para treinar. A cidade é super tranqüila e você pode sair pedalando de qualquer ponto sem problemas e sem grande esforço para encontrar trilhas. A cidade é cortada por trilhas e o melhor, por “single tracks”.

Uma dica para quem está começando no esporte são as trilhas do Fojo. Essas trilhas são próximas à cidade, ao todo são duas horas pedalando, mas você pode encurtar o pedal e voltar para a cidade a qualquer momento. O nível técnico é médio, mas não tem como fugir das subidas em Campos; elas predominam em qualquer rolê.

E se subida é com você mesmo, você não pode deixar de fazer a Volta da Serra, principalmente se você preferir pedalar no asfalto. Essa volta é muito fácil de fazer: desça pela Serra Nova de Campos até São Bento do Sapucaí, vire a direita seguindo as indicações da cidade.

Ao passar a cidade (São Bento) siga as indicações Campos do Jordão, você vai chegar ao pé da Serra Velha de Campos, aí é só subir. São 12 km de subida de serra, com pouquíssimos carros e com um visual maravilhoso! Para mais informações e guias procure a Secretaria de Turismo de Campos do Jordão (12) 3664 3525.

Distante aproximadamente 250 km de São Paulo, está localizada São Carlos. Se você quer tranqüilidade e infra-estrutura, essa é a cidade para o seu pedal. Por ser uma cidade universitária (USP e UFSCar), São Carlos tem uma população grande de ciclistas e mountain bikers.

Se a sua opção é speed, as dicas são a rodovia Washington Luis, tanto no sentido Araraquara quanto São Paulo, onde você vai encontrar um sobe e desce gostoso, sem subidas muito travadas. A estrada que vai para a represa do Broa também é uma boa opção, só não é aconselhável aos finais de semana pois não tem acostamento e o movimento de carro é grande nesses dias.

Já se sua praia é MTB, você pode seguir pela estrada velha que liga São Carlos a Analândia. São 35 Km só de ida de sobe e desce, contando uma subida de 4 Km na volta. Em Analândia encontra-se o famoso Morro do Cuscuzeiro, além de ser um visual muito legal, existem agências de ecoturismo que realizam escalada, rapel e tirolesa.

Para melhorar, São Carlos está a 60 km de Brotas, berço dos esportes de aventura, para quem curte escalar ou fazer rafting também durante as férias, essa é uma ótima opção.

Para mais informações sobre trilhas em São Carlos, entre em contato com a loja Ciclopedal, pelo telefone (16) 3372-9843. Aos sábados à tarde, costuma sair um grupo grande de ciclistas para pedalar, e é bem divertido.

Se você não vai ter férias ou vai ficar por Sampa mesmo, não desanime, você também terá ótimas opções para pedalar, além de ter a melhora do trânsito na cidade! Uma opção para MTB é a Serra do Japi, localizada próxima à Jundiaí, é um lugar super bonito e com bastante subida, nível técnico moderado a alto.

Uma outra opção é Itupeva, no shopping Serra Azul, da rodovia dos Bandeirantes, onde foi realizada a última edição da corrida 12 Horas de MTB. A corrida foi em 28 de novembro passado, e o circuito ainda está bem batido, essa é uma ótima opção para quem está começando e quer melhorar a técnica.

Em São Paulo procure o Sampa Bikers (www.sampabikers.com.br) ou a loja Pedal Power (tel: 11 3040-4800) para mais informações.

Se você quer aproveitar para pegar uma “praiinha” além de pedalar, a melhor opção é Ilha Bela no litoral paulista. A volta de Castelhanos é uma boa pedida, apesar de ser bem dura é muito bonita. Aliás o atleta Edvando Souza Cruz que representou o Brasil nessas Olimpíadas é de lá, quem sabe você não fica inspirado?

Uma outra opção próxima a São Paulo é Itu, lá existem várias voltas de MTB (volta do Japi, Araçariguama) e a estrada Parque de asfalto que liga Itu a Pirapora do Bom Jesus é um dos melhores lugares do Brasil para pedalar de speed.

Em Itu, entre em contato com a Ravelli Bikes pelo telefone (11) 4025-1591. Atibaia também é outra opção próxima a Sampa, uma volta legal, mas dura, para fazer é subir a Pedra Grande (9 km de subida). O visual de cima da Pedra compensa o esforço!

E como eu poderia esquecer de citar Minas Gerais, atualmente o estado que mais cresce em números de ciclistas no Brasil. Lá existem lugares maravilhosos como a Serra da Canastra, próximo à São Roque, e a região de Mariana-Ouro Preto onde geralmente é realizado o Iron Biker. Nessa região nem precisa de mapa para encontrar trilhas, elas estão por toda a parte e são de todos os níveis técnicos.

Lembre-se, nunca saia sozinho para pedalar em lugares desconhecidos, forme a sua turma, além de ser mais seguro é muito mais divertido!

Espero que você tenha curtido essas dicas, qualquer dúvida ou sugestão entre em contato por e-mail, ok? Desejo a todos os internautas um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de pedal!!

Este texto foi escrito por: Gabriela Morelli