Webventure

Dicas para se preparar psicologicamente para a Haka Race


Conhecimento da equipe é fundamental na preparação (foto: Divulgação)

A terceira etapa da Haka Race, que acontece no próximo dia 23, em Campos do Jordão (SP), promete ser desafiadora para as equipes. De acordo com a organização, o resultado dos competidores dependerá da preparação de cada um para a prova. A psicóloga e terapeuta corporal Vanessa Cabral acredita que para uma melhor performance, os atletas devem avaliar as reais condições físicas e também a mental de cada competidor.

Seja qual for o objetivo, Vanessa alerta sobre a boa preparação parte do psicológico do atleta. “A corrida de aventura é um grande desafio. Por isso, é fundamental que os atletas se preparem psicologicamente”, afirmou Vanessa.

A prova é dividida em duas categorias: Pró e Sport. A primeira tem 54 quilômetros de trilha, enquanto a segunda, 38. A escolha da categoria também influencia na preparação, tanto mental quanto física. Para a psicóloga, “responder honestamente a essa pergunta dará segurança ao indivíduo de que seu corpo ‘agüentará o tranco’, sem conseqüências drásticas durante ou após a competição”.

Durante os treinos, o conselho de Vanessa começa como definir os pontos-chave: os objetivos da equipe a condição física de cada um, como cada um funciona sob uma situação de estresse, entre outras situações. “Com esses passos, é possível espantar vários ‘fantasmas'”, garante Vanessa.

A pressão da prova pode fazer os atletas entrarem em conflito e até mesmo desistir da prova. “Na maioria das vezes, isso está relacionado ao medo de não conseguir completar a prova. O atleta vive uma enxurrada de emoções e medos, como o de decepcionar a equipe e de se machucar. Por isso, é preciso se conhecer. O auto conhecimento e o auto-manejo do estresse ajudam o atleta a identificar o que está acontecendo e tomar a decisão mais acertada”, finalizou a especialista.

Este texto foi escrito por: Webventure