Exposição terá fotos do ponto mais alto da América do Sul (foto: Divulgação)
4×2 e 4×4 é a informação que indica quantas e quais rodas tem capacidade de tração. Suas denominações aparecem ao lado das alavancas de câmbio.
O número à esquerda nos mostra que o veículo possui 4 rodas e o número da direita nos indica quantas rodas podem tracionar, ou seja, transmitir a força do motor, fazendo com que o veículo se locomova.
Na ilustração A vê-se um modelo 4×2, que pode ser um carro de passeio ou mesmo uma pick-up ou caminhão. Neste caso se tem apenas um diferencial que transmite força para as duas rodas traseiras através dos semi-eixos. Em utilitários normais, a tração 4×2 invariavelmente é colocada no eixo traseiro.
Agora se o modelo é um 4×4, como apresenta a ilustração B, tem-se 2 diferenciais sendo um dianteiro e outro traseiro, e no total, quatro rodas que oferecerão tração. Pode-se dizer que o veículo está com tração integral, isto é, em todas as rodas. O mesmo raciocínio vale para caminhões 6×4, 6×6 e até 8×8 como os utilizados pelos exércitos de diversos países.
No mercado temos basicamente dois grupos de veículos 4×4. O primeiro grupo é dos modelos com tração integral, ou seja, com tração permanente nas quatro rodas em qualquer tipo de piso. Seguem alguns modelos: Lada Niva, Chrysler Cherokee, Mitsubishi Pajero, Land Rover – linha Defender, Land Rover Discovery, Subaru Forester e Toyota RAV 4 entre outros. Em alguns modelos deste grupo não há como desligar a tração dianteira, como os utilitários da Land Rover e o Lada Niva.
Já os veículos do segundo grupo possibilitam escolher na posição 4×2, o eixo que tracionará o veículo, podendo ser o dianteiro ou traseiro. Nos utilitários tradicionais, a escolha se limita apenas em acionar ou não o eixo dianteiro, tarefa executada através de dois componentes básicos, uma alavanca ou comando elétrico situado dentro da cabine e a roda livre.
Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure