Webventure

Dificuldade na orientação marca 2º dia da Litoral


Estreante da equipe Outback encara o rapel (foto: Tadeu A. Loppara)

São Sebastião (SP) – O segundo dia de prova da Litoral 2001, quarta etapa do Circuito Brasileiro de corridas de aventura, foi caracterizada pela dificuldade de navegação das equipes. O trecho mais complicado foi durante a madrugada, no alto da Serra do Mar do Rio Guaratuba, onde aproximadamente 15 equipes se perderam. A última equipe só foi encontrada hoje, por volta das 17h. Os competidores também sofreram muito com o frio, que chegou a 5ºC nas primeiras horas do dia e com a fome, pois os que se perderam não levavam suprimentos suficientes.

Das 30 equipes que começaram a prova, oito já desistiram como conta Flavio Lessa, organizador da etapa: “Está sendo uma prova muito dura. Ontem à noite os competidores se dividiram em dois pelotões, aqueles que realmente estavam preparados para interpretar os mapas e os outros”. Ele ainda acrescenta: “A prova está exigindo muito fisicamente dos atletas e assim selecionando as equipes que agüentarão até o fim.”

Nas cordas – O ponto alto da prova foi uma tirolesa de 60 metros seguida de um rapel de 150 metros. A última equipe a fazer a atividade foi a iniciante Outback, com uma diferença de 12 horas para a Scott, do experiente Luís Makoto Ishibe, que passou em primeiro. O time de novatos veio do Rio de janeiro para conhecer a região e ganhar experiência neste tipo de competição. A prova é muito difícil e nós estamos conhecendo muita coisa nova. Por exemplo, nossa equipe de apoio acabou nos sobrecarregando de suprimentos, aumentando o esforço físico”, conta o participante Cleber Saito. “Mesmo estando desclassificados porque um participante desistiu, nós iremos terminar a prova”.

“Dor” – Até Makoto, da líder Scott, admite que a corrida está dura. “A prova está muito puxada fisicamente”. E brinca quando lhe é perguntado o que está sentindo da etapa: “Dor”. A segunda colocada até as 20 horas deste domingo, quando esta matéria foi escrita, era a Reebok/Impact.

Aproximadamente 10 equipes não entrarão no corte, segundo a organização, assim continuando na categoria Expedição, a principal. As restantes deverão ir para categoria Aventura, cujo percurso tem 30 km a menos. Os times desclassificadas que continuaram na prova ficarão na categoria Alternativa. A Litoral 2001 termina amanhã.

(*) Nicolau Kietzmann é repórter da revista Eco Aventura.

Este texto foi escrito por: Nicolau Kietzmann*