Danilo quer voar baixo em 2003 (foto: )
São Paulo Vice-campeão na temporada passada, o piloto Danilo Dirani parte para conquistar o sonhado título da Fórmula-3 Sul-Americana que dá ao campeão a superlicença, uma espécie de carteira de motorista para pilotar na F-1. A primeira prova do ano será nos próximos dias 22 e 23 de março no Autódromo Internacional de Curitiba. Danilo evita se colocar como o principal favorito, pois afirma não ter visto a relação completa dos pilotos das outras equipes. No entanto, além de conhecer a maioria das pistas onde serão disputadas as corridas da mais tradicional categoria continental, ele também conta com boa quilometragem em treinamentos.
Este ano estou focado em ser campeão. Além de já ter andado em quase todas as pistas, (menos Piriápolis, no Uruguai, e Rio Cuarto, na Argentina) estamos testando bem o carro. Já testei em Campo Grande, onde voltaremos na sexta e no sábado, em Brasília e em Curitiba.
Na temporada passada inteira Danilo Dirani percorreu cerca de 6.000 quilômetros entre os poucos treinamentos e todas as corridas de 2002. Agora, somente com os treinos, ele já rodou mais de 4 mil km e ainda terá muito mais pela frente.
Nossos planos são testar cerca de 15 mil km. Estou bastante contente, pois sinto que estamos evoluindo e com o treino contínuo a gente pega a mão do carro, o que não aconteceu no ano passado. Teve dia que comecei a testar às 8 horas da manhã, parei 15 minutos para almoço e emendei até às 5 da tarde. Tem sido muito bom, disse.
Apesar de ter poucas informações sobre os adversários, Dirani sabe que seu companheiro na Cesário F3, o estreante Fernando Rees, também tem feito bons treinamentos.
Sinceramente, não sei como estão os outros testes. Sei que o Rees está bem e o Xandynho, que está na Piquet Sports, também tem andado bastante. Na verdade, somente na segunda ou terceira etapa, quando o campeonato estiver mais bem encaminhado, vamos ter uma noção exata dos que vão brigar pelo título. Assim como eu cheguei no ano passado e fui vice-campeão, pode aparecer alguém por aí, disse o piloto de 20 anos.
Além de Danilo Dirani e Fernando Rees na Cesário F3, também estão oficialmente confirmados Allan Hellmeister na Amir Nasr Racing, Daniel Scandian, na Brasília Racing, Daniel Landi e Lucas di Grassi na Avallone/Petrobrás, Henrique Favoretto na Prop Car Racing, Hybernon Cysne e Bruno Bari (F-3 Light) na Dragão Motorsports, Paulo Salustiano na M4T Motorsport e Xandynho Negrão na Piquet Sports.
Vários outros pilotos, como Duda Azevedo, campeão da F-3 Light no ano passado, entre outros continuam a negociar. Luc Baumer, que em 2002 passou pela Brasília e pela Prop Car, comprou um carro e deve montar equipe própria.
A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. O patrocínio é da Pirelli.
Este texto foi escrito por: Milton Alves