No detalhe Jean Azevedo bicampeão (1995/ 2000) (foto: André Pascowitch)
Fortaleza/ CE – A direção de prova do VIII Rally Internacional dos Sertões confirmou agora a pouco a vitória de Édio Fuchter e Luis Tedesco (118 Chevrolet Team) nos carros e de Jean Azevedo (08 BikeBox) nas motos.
A última etapa do rali (323 km, de Quixadá a Fortaleza/ CE) teve apenas uma especial curta de 21 km, em um percurso de areia na praia de Pirajuru. As motos largaram todas alinhadas. A briga era entre o brasileiro Jean Azevedo e o chileno Carlo de Gavardo (26), quatro minutos atrás. Carlo esteve perdido na especial por algum tempo, anulando qualquer chance de vitória. É a segunda vez que Jean Azevedo vence o Rally Internacional dos Sertões, a primeira foi em 1995.
Por pouco – A dupla da Chevrolet Team, Édio Fuchter e Luis Tedesco, por pouco não deixou escapar o título deste ano. Com mais de uma hora de diferença para a segunda colocada, Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti (102 Troller), eles terminaram o rali com uma saia justa de quatorze minutos.
O motivo foi erro de navegação. Na altura do km 19 da especial, a dupla não seguiu a orientação da equipe técnica para voltar ao percurso pela praia e continuou acelerando nas dunas. Com isso, eles não cruzaram a chegada da especial e forfetaram (extrapolaram o tempo limite). Segundo o regulamento, a dupla recebeu o pior tempo da especial, 40 minutos, mais um penalização pelo forfete, dez minutos. Mesmo assim, mantiveram a liderança na geral.
Marcelo Zebra, comentarista exclusivo da Webventure, afirmou que seria uma injustiça se o título não ficasse com a dupla catarinense. Eles estavam liderando desde o prólogo, em São Paulo. São líderes há onze dias. Nos meus cinco anos de Sertões, nunca tinha visto um cara vencer o prólogo, liderar a prova inteira e ser campeão. Isso nunca aconteceu.
A vitória de Édio Fuchter e Luis Tedesco tira a hegemonia de quatro anos da Mitsubishi nos carros. Essa equipe da Chevrolet está quebrando um tabu. Desde 1996, sempre a Mitsubishi é quem ganha. Em 1996, ganhou o Cacá Clauset com uma L 200 diesel. Em 1997, ganhou o Klever Kolberg com uma Pajero. Em 1998, ele venceu novamente, com uma Pajero Evolution dessa vez. E no ano passado, o Riamburgo Ximenes venceu com uma Evolution, finalizou Zebra.
Amanhã é dia de festa para o Rally Internacional dos Sertões. Será realizado o Dunas Race Day, em Fortaleza. É uma prova de exibição em um circuito fechado nas dunas. Todos os carros e motos são obrigados a participar.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch
Last modified: julho 22, 2000