Webventure

Diretor de prova avalia Copa Internacional de Mountain Bike


Rogério Bernardes aprovou a etapa (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Após a realização da segunda etapa da Copa Internacional Sundown de Mountain Bike, Rogério Bernardes, um dos organizadores da prova, conversou com o Webventure e avaliou a cidade escolhida, os competidores e comentou sobre a próxima etapa, que será realizada em Barbacena (MG), no dia 5 de agosto. A prova foi vencida por Robson Ferreira e Érika Gramiscelli, que lideram a competição. Acompanhe a entrevista:

Webventure – Qual a sua avaliação desta etapa?
Rogério Bernardes
– Nós conseguimos cumprir os objetivos e fazer uma prova bem interessante, tão legal quanto a de Araxá (primeira etapa), onde todos elogiaram e diziam que seria difícil fazer uma outra prova no mesmo nível.

Quais os fatores que influenciaram para a prova ficar dessa maneira?
Ouro Branco é uma cidade que abraçou o evento de uma forma diferenciada. A comunidade, prefeitura, enfim… todos colaboraram para fazer o evento tão grande quanto.

Qual o principal diferencial de Ouro Branco?
A prova é dentro da cidade e a Praça de Eventos tem uma ótima infra-estrutura, sem contar que a rodoviária é em frente. Então se tem uma série de facilidades aqui na cidade, que em outros lugares não tem a estrutura que tem aqui. No conjunto, posso dizer que estamos muito satisfeitos com o resultado.

A circuito ficou muito técnico. Isso foi pensado no início do ano ou se deu quando vocês começaram a fazer o circuito aqui?
Tínhamos feito uma prova aqui em 2002, nós usamos a Praça de Eventos, mas uma outra região para montar a pista. Desta vez, com uma outra visão, cinco anos depois, conseguimos descobrir outros locais que tinham a possibilidade de construir uma pista bacana e mais travada, com outras características em relação ao que foi Araxá.

Como será a próxima etapa, em Barbacena?
Lá também estamos com um apoio muito grande da prefeitura e a população vai poder, a pé, ir para assistir as provas, pois será dentro da cidade, e isso vai ser muito interessante. O grande diferencial de Barbacena é a localização. O município está a 250 km do Rio de Janeiro, 170 km de Belo Horizonte, 500 km de São Paulo. Então é mais central o acesso e tem ônibus de todas as regiões do país. Os atletas de Brasília, por exemplo, vão pegar um ônibus e descer dentro da rodoviária de Barbacena. Isso, para os competidores, é muito importante.

Onde será realizada a prova?
A prova será dentro da Escola Agrícola Federal de Barbacena. É a primeira escola agrícola da América Latina. É bem antiga e tem uma infra-estrutura maravilhosa, além de ser dentro da cidade. Tem uma estrutura para atender alunos e vai se adequar ao evento. Tem um restaurante para 300 pessoas sentadas, além do ginásio, onde será feita a área de concentração e o pódio.

O que você espera ao final de todas as etapas?
Nosso objetivo, olhando o evento como um todo, é que o atleta que for campeão, é o atleta mais completo. Temo uma pista de uma maneira em Araxá, outra mais travada como a de Ouro Branco, Barbacena terá outra característica e, finalizando, a maratona, prova de longa distância. O atleta que for campeão, é o que mantiver a regularidade durante todas as provas do ano.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni