Foto: Pixabay

Diretor de prova recomenda descanso para competidores em Cólon

Redação Webventure/ Offroad

Primeiros dias serão de muita dificuldade (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)
Primeiros dias serão de muita dificuldade (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)

Direto de Buenos Aires – O diretor de prova do Dakar, David Casterra, recomendou descanso aos competidores que seguem para Cólon nesta sexta-feira. Segundo ele, a etapa de amanhã, até Córdoba, será cansativa. “Será um percurso muito técnico, e que irá exigir muito de todos vocês, desde o início”, disse Casterra.

O diretor de prova avisou também que a trilha será completamente fechada pela policia, para proibir trânsito local. Ao contrário dos ralis brasileiros, a maioria das etapas do Dakar não possui fechamento, porém passam por áreas extremamente remotas.

Outra novidade deste ano é o tempo de intervalo entre motos e carros. A organização estipulou uma hora de intervalo da última moto até o primeiro carro, meia hora a mais do que no ano passado. Ainda assim, para tentar garantir que nenhum carro encontre motos no durante a etapa, o percurso das duas modalidades será diferente em alguns trechos.

Outro aviso de Casterra é sobre o clima. De acordo com ele, há probabilidade de chuva na primeira etapa do Dakar, o que pode dificultar a vida dos pilotos. “Os primeiros quilômetros da etapa são muito rápidos. Se chover, como é a previsão, vocês vão precisar de atenção redobrada, principalmente nos trechos de descida, que serão muitos. Ainda assim, não deve chover a ponto de mudarmos o percurso, ou criar áreas alagadas no meio da trilha”, disse o diretor de prova.

Meio Ambiente – Outro ponto que marcou o briefing desta manhã, no complexo La Rural em Buenos Aires foi a preocupação da organização com o meio ambiente e as propriedades argentinas. Dois veículos da organização irão passar com um dia de atraso na trilha recolhendo todas as peças e outros objetos deixados pelos veículos durante o percurso. David também mandou um aviso sobre as cercas das fazendas locais, que ano passado foram bastante danificadas em algumas etapas.

Os sítios arqueológicos locais, tanto na Argentina como no Chile, também são motivos de preocupação, principalmente depois dos protestos da sociedade arqueológica desses dois países, após divulgado o roteiro da competição. Em todos os locais considerados sítios arqueológicos há zona de radar com velocidade controlada, e placas avisando para os veículos não saíram, em hipótese alguma, da trilha principal, com risco de penalidades.

A primeira etapa do Dakar larga às 4h da manhã de Cólon, neste sábado, com destino à Córdoba. A cidade destino do dia é o principal ponto do automobilismo nacional, com diversas plantas de montdoras instaladas, além de receber a etapa sul-americana do Mundial de Velocidade.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure

Last modified: janeiro 1, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure