Webventure

Diretor de prova salva vidas durante deslocamento

Porto Seguro (BA) – O diretor de prova para a categoria carros do Rally Terra Brasil estava no lugar certo e na hora certa. E com o equipamento certo. E não era em nenhuma etapa cronometrada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Detlef Altwig, a mulher dele, Claudia Pace, e mais uma pessoa da cronometragem do evento, ajudaram a salvar dois caminhoneiros neste domingo, na BR 101, próximo a Teixeira de Freitas, na Bahia.

Numa subida, a menos de 30 km/h, Detlef se preparava para ultrapassar um caminhão-tanque de leite. De repente, o veículo simplesmente passou reto, rolando ribanceira abaixo. “A impressão que dava é que o motorista estava dormindo. Era na subida”, contou. Imediatamente o diretor de prova do Terra Brasil parou e foi prestar socorro aos dois homens.

“Eles sangravam bastante. Um até que estava razoalvemente bem, mas o outro parecia bastante ferido”, contou Detlef. Para tirar os dois homens das ferragens, Altwig usou o guincho do carro em que viajava. “Foi um resgate digno de rali. Graças à prova passávamos pelo local e, com o rádio, acionamos toda a organização, que entrou em contato com o hospital e deixou todo mundo preparado para o atendimento médico”, disse Detlef. No momento do acidente Detlef seguia de Mucuri para Porto Seguro, ponto final do Rally Terra Brasil, neste domingo.

Resgate cômico – Não é a primeira vez que a organização de um rali presta atendimento ou socorro à população local. No Rota Sul, por exemplo, etapa disputada antes do Terra Brasil, em abril, os médicos da prova atenderam um homem que sofria um ataque cardíaco. Graças ao resgate ele conseguiu ser levado a tempo para um hospital na região de Rio Grande (RS).

Algumas situações chegam a ser cômicas. No Rally dos Sertões do ano passado um padre foi impedido de viajar por uma estrada interditada para a competição. O problema é que havia uma festa típica na paróquia da região e a população local aguardava ansiosa a chegada do padre.

Para resolver o impasse, a organização do Sertões enviou um helicóptero, que transportou o religioso do início do trecho cronometrado até a igreja sem ter que interromper a competição. “Os ralis também ajudam a população local”, disse Detlef Altwig.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil e Behr.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
E-mail: imprensa@parisdakar.com.br
Site oficial da equipe: www.parisdakar.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro/VipComm