A categoria feminina também deu o ar da graça na abertura Copa do Brasil e do Paulista de canoagem slalom, no último domingo, em Brotas. Num esporte onde se tem tão poucas representantes, acho que todas nós fomos vencedoras. Encarar aquela pista, com as balizas especialmente colocadas na boca do refluxo, com o rio bem cheio, e ainda deslizar nas correntes, manobrando com a leveza que o slalon exige, não é pra qualquer um. Vale lembrar que as meninas não “arregaram” nas balizas mais difíceis, montando estratégias firmes e seguras.
Como estavam presente cinco canoístas, vale a pena citar todas. Pauline, campeã do Paraná; Roberta, de Tomasina (RS); Tina, do caiaque-pólo de Goiás; a novata Priscila, brasileira que mora na Noruega e que veio passar as férias por aqui; e eu (além de cobrir o evento pela Webventure, também competi).
A grande ausência foi Valéria Nascimento, a melhor canoísta do Brasil e a única por muitos anos. Por enquanto, Valéria trocou as corredeiras pelo papel de mãe – sua filha com o também canoísta Eduardo Gastaldo, que faturou a etapa no Paulista, nasceu há poucos meses. Mas ela promete estar presente na próxima etapa, em Cerquilho, sua cidade-natal.
Bons frutos – Valéria inspirou muitas meninas. A Pauline é principal promessa: aos 14 anos, já é campeã estadual e ficou com o primeiro lugar no Feminino, ultrapassando vários marmanjos na classificação geral. Eu fiquei em segundo e esta foi uma conquista muito especial porque também sou novata no slalom. Com um caiaque de plástico (para quem não sabe, o ideal para o slalom é o de fibra de vidro), batalhei baliza a baliza pelo meu primeiro troféu no slalom. Em terceiro ficou a Tina.
Eu gostaria de dedicar este meu troféu à Valéria, pois no meu primeiro campeonato, há um ano, em Cerquilho (SP), só fui participar porque ela incentivou muito. Esse apoio fez com que eu continuasse a treinar e aprender mais um pouquinho. E este é o espírito da nossa categoria.
Valeu, Val, essa é pra você!!!
Roberta Borsari, canoísta e colaboradora da Webventure, viajou para a Brotas a convite do Grupo Peraltas(www.peraltas.com.br)
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari