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Discussão sobre atividades de aventura marcam segundo dia do Summit

Redação Webventure/ Destino Aventura

Hugelmeyer fez questionamentos sobre a aventura (foto: Divulgação/ Ana Laura)
Hugelmeyer fez questionamentos sobre a aventura (foto: Divulgação/ Ana Laura)

Direto do Summit (SP) – Como incentivar atividades na natureza? Por que isso é interessante? O questionamento marcou algumas das discussões realizadas nesta quinta-feira (4) no Adventure Travel World Summit-South América (ATWS-SA).

Frank Hugelmeyer, presidente da Associação da Indústria Outdoor (OIA), grupo ligado ao comércio de atividades ao ar livre nos Estados Unidos, deu sua contribuição expondo a necessidade de se conquistar lideranças capazes de propagar essas idéias. De acordo com ele, algumas “pessoas chaves” no meio governamental e nomes importantes nos negócios podem ser o segredo para bons resultados: “eles sabem a dificuldade de se levar a frente um sonho, mas se empenham. Exploram o território e contatam pessoas no meio empresarial”.

Um exemplo concreto do assunto tratado por Hugelmeyer foi dado por Herbert Pardini, representante da Associação das Montanhas Espinhaço. Ele explicou as estratégias que o grupo vem tomando para estimular atividades de trilhas na Serra do Espinhaço e implantar uma trilha de 2 mil quilômetros ligando Minas e Bahia pela Serra: “Buscamos ampliar o conceito de trilhas. Existe uma crença de que elas são apenas para pessoas com muita experiência”.

Herbert defende a idéia de que pessoas comuns de variadas idades e condicionamento físico podem desfrutar do contato com a natureza. “Por que não propiciar essa vivência? Em percursos de 2h, 4h ou até mesmo de 3 meses?”, questiona.

A Associação chegou a fazer uma trilha de 416 Km em 19 dias, para conhecer as condições da região e divulgá-la. “Ficou clara a viabilidade de se percorrer o trajeto com uma mínima estrutura”, afirma Herbert. Com um pouco mais de atenção, o Espinhaço pode se tornar um sucesso.

Marketing para atividades ao ar livre – Frank Hugelmeyer também deu uma conferência apresentando estratégias de marketing que vêm sendo usadas para o público americano. Ele enfatizou que o mercado deverá mudar muito com uma crescente diversidade étnica no país, o aumento do interesse das mulheres por aventura e uma nova geração que busca adrenalina e tecnologia. Além de apresentar e interpretar os diferentes públicos, Frank destacou que é muito importante divulgar os benefícios de atividades ao ar livre para a saúde e o bem estar dos praticantes.

Este texto foi escrito por: Janaina Zonzin, especial para o Webventure

Last modified: setembro 4, 2008

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