Webventure

Disputas acirradas marcam edição 2011 da Bituin Adventure


Bituin Adventure contou com disputas acirradas (foto: Divulgação)

Quem esperava grandes emoções na edição 2011 da Bituin Adventure ficou feliz com o que viu no último fim de semana. Em duas provas distintas para as categorias Expedição (113,9km) e Aventura (42,4km), ambas com trajetos pelos municípios catarinenses de Rio do Sul, Ituporanga, Aurora, Presidente Nereu e Lontras, o grande destaque do evento foi a mudança de posições na liderança da competição ao longo dos dois dias de corrida.

Na prova mais longa, em especial, quatro quartetos se revezaram na ponta a cada passar de PC: Papaventuras, de Venâncio Aires (RS), Koru, de Florianópolis (SC), Narrobada, também de Florianópolis (SC), e Guartelá, de São José dos Pinhais (PR). Mantendo a maior regularidade, quem saiu vitoriosa no final foi a Papaventuras, que além do título também assumiu a ponta do Circuito Sulbrasileiro de Corridas de Aventura e do Circuito Catarinense de Ecocorredores.

A jornada vitoriosa da Papaventuras começou com a modalidade canoagem. Em um barco do tipo duck, o quarteto largou para um trajeto de 22,6 quilômetros no rio Itajaí do Sul, alternando trechos de calmaria e de corredeiras. Ainda com apenas um mapa entregue pela organização, a equipe conseguiu abrir oito minutos de vantagem sobre a Koru.

Logo após o trecho aquático, a equipe partiu para 58,9 quilômetros de mountain bike bastante exigentes, com subidas e descidas de serra até a dark zone, local onde receberiam o mapa principal da disputa. Com um desempenho um pouco abaixo do esperado, a Papaventuras acabou caindo uma posição na zona neutra, ficando quatro minutos atrás da Narrobada.

Segundo dia – Depois de algumas horas de sono, os times foram acordados ao som dos Apicultores Clandestinos, uma banda de Rock’n’Roll que mistura surf music, guitarras distorcidas e pscicoledia. Às 4h30, as equipes iniciaram o segundo dia de disputas debaixo de muita chuva. A primeira modalidade foi um trekking de 24,5 quilômetros com uma forte subida que se iniciava nos 440 metros e terminava aos 970 metros de altitude já no PC7.

No primeiro trecho de trekking, a Koru foi a primeira a passar pelo PC, com oito minutos de vantagem para a Guartelá, que por sua vez abriu 11 minutos sobre a Papaventura. Mantendo-se na caminhada, os times iniciaram a descida em direção ao Vale do Ribeirão Matador, uma região rodeada por escarpas e poucas opções de descida. A Koru manteve-se na primeira colocação, mas a Papaventuras conseguiu recuperar-se e subiu para segundo.

O PC8 foi um dos pontos mais fundamentais para a prova. Lá começava o vertical e também o trecho de orientação, em que quem achasse os 9 pontos ganharia uma hora de bônus. Já com o mapa 3, as equipes dividiram-se: duas fizeram as técnicas verticais (rapel em cachoeira de 40 metros ou uma tirolesa de 125 metros) e o resto a orientação e busca pelos pontos.

A Koru mais uma vez foi a mais rápida (1h25), seguida pela Papaventuras (1h35), ambas achando os nove pontos. No fim, mais um trajeto de mountain bike ou trekking (escolha das equipes) de 14,9 quilômetros que levavam à linha de chegada e à consagração da Papaventuras, que na soma dos dois dias acabou com vitória.

Confira a classificação final da Bituin Adventure 2011
Categoria Expedição
– Quartetos
1º Papaventuras – Venâncio Aires – RS
2° Koru -Florianópolis – SC
3º Narrobada – Florianópolis – SC

– Duplas
1º JM Rafting e Expedições – Canela – SC
2º Malamute – São Leopoldo / Campo Bom – SC
3º Itajaí-Açu – Rio do Sul / Ibirama – SC

Categoria Aventura
1º Sulbrasilis – Florianópolis – SC
2º Apuana Lajes SC
3º Transição – Rio do Sul – SC

Este texto foi escrito por: Webventure