Foto: Pixabay

Distância de 6 mil quilômetros não separa piloto e navegador

Redação Webventure/ Offroad

Julio e Humberto querem acelerar na etapa (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)
Julio e Humberto querem acelerar na etapa (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)

Direto de Taubaté(SP) – Com uma dupla formada em 2007 e dois Sertões na bagagem, muitos pensam que Julio Bonache e Humberto Ribeiro passam o ano treinando e se preparando para as provas do calendário nacional. Isso aconteceria se não fosse a distância: Julio é de Rondônia e Humberto, do Piauí.

A dupla veio a Taubaté (SP) de avião e, mesmo com o conforto, não deixou de encarar complicações. “Viemos para cá num rali de avião: perdemos muito tempo dentro de aviões, aeroporto, conexões. Passamos um pouco de raiva, alguns perrengue. Saí duas e meia da manhã de casa; chegamos às três da tarde aqui em Taubaté ontem (sexta-feira) e acompanhamos o briefing e a vistoria do carro. Hoje já tomei dois remédios para agüentar, o corpo não está legal, mas tenho que me manter firme aqui na prova. Depois eu durmo”, contou o piloto Julio.

O acaso acabou unindo Julio e Humberto nos ralis. “Eu trabalhava no interior de Rondônia e andava de carro, trator nas estradas de terra. Hoje, pela experiência que eu tenho de andar em estradas assim, apostei em um rali”, contou o competidor que tem dez provas de cross-country no currículo.

Com Humberto a vida no rali vem desde pequeno. O navegador competia junto com o seu pai, que faleceu em 2002. “Andava com o meu pai no Piocerá, agora tenho o Sertões também de bagagem, junto com o Julio”, disse Humberto.

A parceria – Após desfazer suas respectivas duplas, Julio e Humberto chegaram a fazer apoio para a mesma equipe. A união aconteceu em 2007, mas a distância impede que treinem antes de qualquer prova. “Como eu sou de Rondônia e o Humberto do Piauí, nosso treino é na prova mesmo. Estamos distantes, então eu ligo para ele e falo ‘vamos na corrida tal’, e graças a deus andamos bem até hoje, sem acidentes”, afirmou Julio.

A dupla está na terceira colocação da categoria Protótipo no Campeonato Brasileiro com 40 pontos. Na primeira colocação está Reinaldo Varela/ Marcos Macedo, com 47 pontos após a última etapa, realizada na cidade de Tunsa (PR).

A expectativa e a estratégia da dupla para as duas etapas de Taubaté é acelerar e diminuir as difeenças. “No começo eu estava frio, mas depois melhoramos, quase capotamos no fim de uma das especiais, mas faz parte, ter esse risco, mas administramos bem”, finalizou.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: setembro 27, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure