A segunda edição da regata de Volta ao Mundo Globe40 terá início em 14 de setembro de 2025 na cidade espanhola de Cádiz. O desafio em duplas pelos mares do planeta terá ao todo 30 mil milhas náuticas e o Brasil terá um barco e uma parada na prova.
Comandado pelos velejadores José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, o veleiro Barco Brasil está confirmado na temporada 2025/26. É a segunda campanha de Volta ao Mundo de um veleiro do país.
A Globe 40 é disputada com barcos da Class40, monocasco de referência para regatas oceânicas. A primeira edição do evento foi concluída em 2023 e teve 30 mil milhas navegadas passando por todos os mares do mundo, inclusive com uma stopover no Brasil.
Os Class40 partem do porto andaluz para uma travessia no Atlântico até Mindelo, em Cabo Verde. Depois descem contornando o Cabo da Boa Esperança até as Ilhas Reunião. Na sequência, as duplas partem pelo Oceano Índico até Sydney, na Austrália.
A fase mais longa da Globe40 continua com a passagem por Valparaíso, no Chile, o contorno do Cabo Horn e a subida novamente pela costa brasileira até Recife (PE), finalizando em Lorient, na França. Todas essas etapas em 2026. A cidade francesa também fará um prólogo em 2025, em agosto, antes da largada oficial em Cádiz.
”Quando vejo o percurso e todo o trabalho realizado nos últimos meses, eu fico muito satisfeito com esta nova rota da volta ao mundo com escalas em Sydney e Valparaíso. Voltar ao Brasil também foi uma prioridade neste país como continente, um lugar inesquecível e histórico. Ter também uma equipe brasileira é uma grande satisfação para nós”, disse Manfred Ramspacher, organizador da Globe40.
A volta ao mundo na regata Globe40 conheceu seu primeiro campeão em 2023, o barco Sec Hayai da Holanda conquistou o título ao cruzar a linha de chegada da última etapa em segundo lugar. A prova final foi realizada entre a caribenha Granada e Lorient, na França, onde fica a sede do evento.
Stopovers
Prólogo – Lorient até Cádiz – 900 milhas
Etapa 01 – Cádiz – Mindelo – 1.500 milhas
Etapa 02 – Mindelo – Ilhas Reunião – 7.050 milhas
Etapa 03 – Ilhas Reunião – Sydney – 5.100 milhas
Etapa 04 – Sydney – Valparaíso – 6.400 milhas
Etapa 05 – Valparaíso – Recife – 4.800 milhas
Etapa 06 – Recife – Lorient – 4.300
Barco Brasil
José Guilherme Caldas e Luiz Bolina estão em treinamento para a Globe40 disputando regatas com outros barcos no Brasil e no exterior. A partir de 2025 a dupla fará travessias a bordo do Class40 151, que está em remodelação em La Coruña, na Espanha.
As bases do projeto Barco Brasil são Ilhabela (SP), Salvador (BA) e La Coruña. A dupla disputará vários eventos ao longo dos próximos anos apresentando o projeto para a comunidade náutica.
”Acompanhei a primeira edição da Globe 40 e é uma regata feita para mim! Já atravessei 21 vezes o oceano atlântico e velejei pelo Pacifico mas o sonho de dar a Volta ao Mundo está prestes a se realizar. Com 65 anos será um bom encerramento da minha carreira como velejador transoceânico em duplas”, completou o médico José Guilherme Caldas.
Para o projeto do Barco Brasil, foi criada uma identidade visual pela agência On Board Sports, que cuidará de toda a comunicação e marketing do Barco Brasil na volta ao Mundo Globe40.
A marca apropria-se de elementos da cultura náutica e das cores da bandeira nacional para representar a relação do projeto com a nossa tradição vitoriosa na Vela. Também traduz a vibração, alegria e as belezas naturais do País.
”A intenção é promover o Brasil nas paradas ao redor do mundo da Globe40. Usamos referências históricas da vela nacional, como o vitorioso Brasil 1, de Torben Grael, que elevou ainda mais o nível da nossa vela oceânica para o planeta”.
”A vela é uma modalidade que sempre rende pódios em Olimpíadas e cresceu muito no offshore com nossos ídolos ganhando regatas internacionais também na vela oceânica. Usamos também o conceito de Ayrton Senna antes de chegar à Fórmula 1 na década de 1980 com o chamado Brazilian Goods, levando marcas e produtos brasileiros para todo o circuito”, disse Flávio Perez, coordenador do Barco Brasil.
O profissional de mídia e marketing esportivo foi media manager da The Ocean Race por três temporadas, cuidou da comunicação da Transat Jacques Vabre por quatro edições, além da Rio 2016, Semana de Vela de Ilhabela e Tour de France.
Last modified: junho 30, 2024