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Divulgadas as regatas e novidades da Volvo Ocean Race 2008/9


VOR 2008/2009 terá mudanças (foto: Divulgação)

Após o sucesso mundial da edição passada, os preparativos para a Volvo Ocean Race 2008/2009 estão a mil. A organização acaba de divulgar os locais das regatas da próxima edição, que terá novidades como uma nova regata e um novo tripulante a bordo. A próxima VOR, confirmada desde junho do ano passado, terá nove meses de duração e será dividida em onze pernas, com início em Alicante, na Espanha, no dia 11/10, e término na Suécia, no dia 20/06.

Na primeira perna as equipes sairão de Alicante no dia 11/10 rumo a África do Sul. Na segunda perna, que começa no dia 16/11, velejam até o Oriente Médio. Nesse trecho haverá um portão de pontuação. No dia 20/12, largam para a terceira perna rumo a Índia e no dia 03/01 vão para Indonésia na quarta perna.

A quinta perna começa no dia 24/01 e vai da Indonésia a China. A sexta perna vai à outra localidade na China a partir do dia 06/02. O rumo da sétima perna será o Brasil, com portões no paralelo 36ºS e Cabo Horn. No dia 18/03 saem de Fernando de Noronha por bombordo até os Estados Unidos (Perna 8) e em 16/05 vão para a Europa Ocidental (Perna 9). A Perna 10 começa no dia 06/06 e vai até a Suécia. A 11ª e última perna vai até outra localidade na Suécia ainda não definida.

Barcos confirmados – Até agora dois barcos já estão confirmados para a volta ao mundo: o sueco Ericsson Racing Team, com o designer Juan Kouyoumdjian, responsável pelo design arrojado do barco ABN Amro One, o vencedor da VOR 2006/2006, e também do segundo barco da equipe, o ABN Amro Two, que terminou em quarto lugar; e o estreante do sindicato holandês Mean Machine.

Há especulações de que o Ericsson tenha um segundo barco feminino e que o espanhol Movistar também participe com duas equipes, uma masculina e outra feminina. O brasileiro Brasil 1 está negociando os patrocínios para viabilizar sua participação na VOR 2008/2009.

Além das onze pernas e oito regatas de porto (In port), também serão disputadas oito regatas Pro-am. A nova regata irá reunir tanto os competidores como amadores e não contará pontos para a classificação geral. No entanto, as equipes que não participarem serão punidas com a perda de pontos, salvo exceções como quebras, acidentes, etc.

Outra mudança é o novo tripulante de cada barco, chamado pela organização de media crew member, um tripulante de mídia, responsável pela cobertura in loco da prova. Esta pessoa não poderá participar de qualquer atividade ou função que envolva o ato de velejar, a navegação ou manutenção do barco. Com mais este integrante, a tripulação passa a ter onze pessoas.

Nesta edição também poderão ser formadas equipes mistas, com 12 integrantes, e equipes femininas, com 14 tripulantes. Será obrigatório que 30% da tripulação tenha 30 anos ou menos, a não ser que todos os integrantes tenham mais do que 50 anos.

A respeito da segurança, a nova resolução é de que cada participante terá um dispositivo eletrônico, que avisa quando o tripulante se afasta da base do barco e informa seu posicionamento via GPS. O problema quanto a nova medida é que os próprios anteparos do barco interferem no sinal e ocasionam o disparo do alarme.

Mais informações – Para obter mais informações sobre a volta ao mundo acesse o site oficial da prova /www.volvooceanrace.org.

Este texto foi escrito por: Webventure